Edição 240 | 22 Outubro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

“Anos de odisséia”. Uma nova fase itinerante antes da idade adulta
David Brooks
Confira nas Notícias do Dia 15-10-2007
A vida humana passou de quatro para seis fases, disse David Brooks, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 15-10-2007. Para ele, a nova fase denominada Odisséia, período entre a adolescência e a vida adulta, está se prolongando a cada ano. Nesse período, constata Brooks, os jovens adultos estão perdidos, vivendo na casa dos pais, e não conseguem criar vínculos. Para ele, está nascendo uma fase que trará enormes mudanças forjadas por um grupo social emergente.

Morin fala sobre a China
Edgar Morin

Confira nas Notícias do Dia 15-10-2007
Ao comentar sobre a história da China, Edgar Morin diz que o país nunca foi uma sociedade igualitária. Para ele, a verdadeira realidade nas cidades chinesas é o cultivo de um hipernacionalismo exacerbado que não tem nem um caráter do mundo intelectual, nem do mundo popular chinês. 

“Não estou propondo uma crueldade”
Luiz Marinho

Confira nas Notícias do Dia 16-10-2007
Escolhido para negociar o novo modelo de reforma da Previdência, Luiz Marinho, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), diz que é fundamental aumentar o tempo de contribuição. Para ele, não há outra saída para o problema da Previdência.

Macha do MST. ‘A proibição se justifica ante a invasão’, afirma Brossard
Paulo Brossard de Souza

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, em 17-10-2007, Paulo Brossard de Souza Pinto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que é correto impedir a marcha do MST. Para ele, o MST tem direito de se locomover, mas não podem ocupar a fazendas, pois isso vai contra o direito constitucional de propriedade.

Marcha do MST. ‘Não se pode anular o direito de ir e vir’, afirma procurador-geral
Paulo Torelly

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
Para Paulo Torelly, ex-procurador geral do Rio Grande do Sul, a marcha do MST tem direito de continuar. Segundo ele, não se pode anular o direito de ir e vir do Movimento, baseado em supostas intenções deles ocuparem fazendas. A entrevista foi concedida ao jornal Zero Hora, em 17-10-2007.

A Terra está em perigo, constata Prêmio Nobel
Al Gore

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
Para Al Gore, Prêmio Nobel da Paz deste ano, o grande perigo do planeta será a impossibilidade de não poder hospedar seres humanos no futuro. As declarações foram feitas em artigo publicado no jornal La Repubblica, em 16-10-2007.

Mudança climática é uma questão de segurança para todo o planeta, afirma vice-presidente do IPCC
Mohan Munasinghe
Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
Mahan Munasinghe, economista, físico e um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2007, disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em 17-10-2007, que espera que o prêmio concedido forneça vigor as discussões sobre as mudanças climáticas. Segundo ele, o fato do prêmio ter sido concedido ao IPCC, demonstra que as mudanças climáticas são uma questão de segurança para todo o planeta.

O mundo sem humanos. Um exercício fascinante de ecologia-ficção
Luis Miguel Ariza

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
Em artigo publicado no jornal El País, em 14-10-2007, Luis Miguel Ariza propõe a imaginação de um planeta sem seres humanos. Ele conclui que a Terra sem seres humanos deixa um ar de nostalgia e tristeza.

Um Che em guerra contra os dogmatismos
Mauricio Vicent

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
No artigo publicado no jornal El País, no dia 7-10-2007, Mauricio Vicent apresenta aspectos íntimos de Che Guevara, divulgados por sua viúva, Aleida March. A luta de Che, segundo Vincent, foi contra os dogmas que encerraram o marxismo.

“Tenho de ser mais cuidadoso, perspicaz”
Júlio Lancelotti

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
A entrevista foi concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, em 17-10-2007
Vitima de chantagens de ex-jovens da Febem de Tatuapé, padre Júlio Lancelotti fala das agressões e calúnias sofridas.

“Mesmo que as emissões de CO2 se estabilizem, os efeitos ainda serão sentidos por séculos”, afirma presidente do IPCC, Prêmio Nobel da Paz
Rajendra Pachauri
Confira nas Notícias do Dia 18-10-2007
Um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, diz que a comunidade internacional não deve questionar a soberania do Brasil sobre a Amazônia, com o pretexto de cuidar do meio ambiente. A entrevista foi concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, em 18-10-2007.

“Ártico ficará sem gelo no verão dentro de uma geração”, diz diretor do Ano Polar Internacional
David Carlson

Confira nas Notícias do Dia 18-10-2007
O gelo está desaparecendo do Oceano Polar Ártico muito rapidamente, em extensão e em profundidade, alerta David Carlson, diretor do Ano Polar Internacional e oceanógrafo. Segundo eles, mudanças drásticas vão ocorrer no local, nos próximos 50 anos. A entrevista foi concedida ao jornal El País, em 16-10-2007.

Não foi o MST que inventou a estratégia de levar crianças para o conflito agrário
Carlos Wagner

Confira nas Notícias do Dia 18-10-2007
De acordo com Carlos Wagner, jornalista, o MST é herdeiro da luta pela terra. Ele lembra que, no Rio Grande do Sul, agricultores foram expulsos da Reserva Indígena de Nonoai nos anos 1970, o que levou centenas de crianças a ficarem a beira da estrada com seus pais. O artigo “Respeito pelos filhos” foi publicado no jornal Zero Hora, em 18-10-2007.

A esquerda mexicana em busca de uma estratégia
Joëlle Stolz

Confira nas Notícias do Dia 19-10-2007
Em artigo publicado no jornal Le Monde, em 3-10-2007, Joëlle Stolz, jornalista, diz que esquerda mexicana encontra dificuldades para encontrar uma estratégia. A política do país tem estremecido a esquerda que se debate entre uma corrente que quer negociar seu apoio às reformas do presidente Felipe Calderón, e uma outra que mantém uma linha de ruptura com o governo conservador.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição