Edição 239 | 08 Outubro 2007

Frases da Semana

IHU Online

Síntese das frases publicadas diariamente nas Notícias do Dia no sítio do IHU.

Favas

“A Vossa Excelência, senhor Presidente, como a mim lastimo enveredar pela ditadura (termo que foi contestado por outros ministros na ocasião), mas, se não tenho alternativa, às favas os escrúpulos de consciência” – Jarbas Passarinho, ex-ministro da ditadura militar, recordando a frase por ele pronunciada quando da assinatura do AI-5 – O Estado de S. Paulo, 02-10-2007.

Tapa

“É um tapa na cara da opinião pública” - Cristovam Buarque, senador pelo PDT-DF, ao comentar a escolha do senador Almeida Lima para relatar os dois processos restantes no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, Renan Calheiros – O Estado de S. Paulo, 02-10-2007.

Escravo

“Empresas autuadas por explorar trabalhadores em condição análoga à de escravo doaram R$ 897 mil para 25 candidatos em 2006 (vários do PT, aliás)” - Clóvis Rossi, jornalista, comentando dados do site "Congresso em Foco" - Folha de S. Paulo, 03-10-2007.

Record x Globo

“Fomos injustiçados por um grupo que mantém o monopólio da informação” – Edir Macedo, dono da Record – O Estado de S. Paulo, 03-10-2007.

“É de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação da fé religiosa queira também manipular a opinião pública, chamando de monopólio a escolha democrática dos brasileiros” – nota da Rede Globo O Estado de S. Paulo, 03-10-2007.

Paris

“Paris do Sul é aqui, em Porto Alegre” – Esther Pillar Grossi, ex-deputada federal pelo PT-RS – Zero Hora, 04-10-2007.

Simon

“Eu até poderia considerar essa possibilidade, mas para quê? Para deixar só essa gente no partido? Um senhor José Sarney (PMDB-AP), que entrou ontem? Um senhor Renan Calheiros, que veio da tropa de choque do (ex-presidente Fernando) Collor? Não vou deixar essa gente sozinha” – Pedro Simon, senador – PMDB/RS - derrubado da Comissão de Constituição e Justiça do Senado - Blog de Ricardo Noblat, 04-10-2007.

Dilma

“Dilma jura que não é candidata. Mas que parece, parece” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-10-2007.

Nunca dantes

“Está uma coisa tão repetitiva, Marcelo Déda [PT], esse negócio de que ‘pela primeira vez, nunca antes, nunca dantes’, mas é verdade” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 05-10-2007.

Sonho

“Ele é candidato em Goiás, mas seu sonho mesmo é ser presidente da República. O problema é que o povo odeia banqueiro” - um dos maiores amigos de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, pedindo "sigilo da fonte” – Folha de S. Paulo, 05-10-2007.

“Se o Lula quiser, elege até poste em 2010. Então por que não o Meirelles, o homem que domou a inflação no Brasil?” - um dos maiores amigos de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, pedindo “sigilo da fonte” – Folha de S. Paulo, 05-10-2007.

Tropa de elite

“Esse (capitão) Nascimento (do filme Tropa de Elite) é um bom profissional, mas tem desvio de
personalidade. Não teria espaço na Rota” - Hermes Bittencourt Cruz, ex-coronel da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, e presidente da Associação dos Policiais Militares da Reserva, comentando o filme Tropa de Elite – O Estado de S. Paulo, 7-10-2007.

“Comigo já aconteceu de pais pedirem para a Rota matar o próprio filho deles” - Hermes Bittencourt Cruz, ex-coronel da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, e presidente da Associação dos Policiais Militares da Reserva, comentando o filme Tropa de Elite – O Estado de S. Paulo, 7-10-2007.

Ç

“O Brasil está vivendo momentos ANTAlógicos: fralda com u e Congresso com ç!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 6-10-2007.