Edição 239 | 08 Outubro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

Música, consumo, entretenimento. O fenômeno gospel
Magali do Nascimento Cunha

Confira nas Notícias do Dia 01-10-2007
A jornalista Magali do Nascimento Cunha diz que o fenômeno gospel transformou o jeito de ser dos evangélicos e católicos brasileiros.

A importância do Atlântico Sul para o clima global
Ana Luiza Spadano

Confira nas Notícias do Dia 02-10-2007
Para a professora de Biologia Ana Luiza Spadano, não são apenas as ações do homem que estão alterando o clima do planeta. De acordo com os estudos realizados sobre os oceanos, a pesquisadora chama a atenção para as mudanças da própria Terra, que muda de tempos em tempos sua condição climática.

Estado de exceção e violência policial: da ditadura à atualidade
Susel Oliveira da Rosa
Confira nas Notícias do Dia 03-10-2007
Para a professora de história Susel Oliveira da Rosa, as práticas da ditadura militar seguem fazendo parte das práticas das instituições policiais brasileiras atuais. Assim, ela destaca que não acredita na construção de um Estado Soberano.

Trabalho escravo no Brasil: uma realidade cruel
Frei Xavier Plassat

Confira nas Notícias do Dia 04-10-2007
Frei Xavier Plassat, coordenador da Campanha contra o Trabalho Escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), diz que o País está vivendo um momento de desmoralização da fiscalização do trabalho escravo. Ele atribui essas ações à bancada Ruralista no Congresso Nacional e aos setores ligados ao agronegócio.

Concessões de rádio e TV: uma discussão contemporânea
Valério Brittos e Bráulio Ribeiro

Confira nas Notícias do Dia 05-10-2007
Na opinião de Valério Brittos, professor de comunicação da Unisinos, não existe uma medida coerente visando uma meta especifica, no que diz respeito a liberação de concessões no Brasil. Para melhorar a situação, Bráulio Ribeiro, da Intervozes, adverte para a necessidade de criar conselhos de comunicação social, que regulamente as concessões públicas concedidas a TVs e rádios nacionais.

O encontro entre a psicologia e os índios do espaço urbano
Bianca Sordi Stock

Confira nas Notícias do Dia 06-10-2007
 “A cartografia é mais do que uma metodologia: é uma opção ética por acompanhar os movimentos do desejo, uma opção estética pela invenção e não pela repetição, e uma opção política por aquilo que potencializa os coletivos.” Esta foi a intenção da psicóloga Bianca Sordi Stock ao desenvolver a pesquisa "Encontros na cidade: a Psicologia e os índios Kaingáng experimentando possibilidades de vida”.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição