Edição 237 | 24 Setembro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

Refugiados palestinos no Brasil
Karin Wapechowski e Luis Fernando Godinho Santos
Confira nas Notícias do Dia 18-09-2007
Karin Wapechowski, coordenadora do Projeto de Reassentamento Solidário da Associação Antonio Vieira – ASAV e Luis Fernando Godinho Santos, oficial de Informação Pública do Alto Comissariado das Nações Unidas, falam sobre o trabalho de acolhimento aos cem palestinos vítimas de violência provocada pela guerra no Iraque, que ficarão refugiados no Brasil.

Em prol das sementes de vida
Antonio Valmor Campos

Confira nas Notícias do Dia 19-09-2007
Antonio Valmor Campos, biólogo e professor da Universidade Regional Integrada (URI), comenta a alternativa encontrada pelos agricultores de Anchieta, Santa Catarina. Devido às dificuldades financeiras, eles passaram a investir na plantação de milho crioulo, resistindo às arbitrariedades das empresas sementeiras.

Energia eólica: vantagens, desafios e eficiência
Júlio César Passos

Confira nas Notícias do Dia 20-09-2007
Para o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Júlio César Passos, a Região Sul tem grande potencial para desenvolver novos parques eólicos para a geração de energia. Além de não agredir ao meio ambiente, a energia eólica poderá auxiliar na conservação e regulação de outras fontes energéticas, explicou o pesquisador.

“Estamos em enfrentamento com o governo Requião”
Elaine Rodella

Confira nas Notícias do Dia 21-09-2007
A sindicalista Elaine Rodella, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores em Serviços Públicos da Saúde Pública e Previdência do Estado do Paraná (Sindsaúde), lamenta o atrelamento do movimento sindical aos governos. Para ela, está ocorrendo um enfraquecimento desses movimentos, que, desde a década de 1990 perderam a capacidade e o interesse de combater o capital.