Edição 233 | 27 Agosto 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) dos dias 20-08-2007 a 27-08-2007

A monstruosa vivissecção da Índia
Henri Tincq
Confira nas Notícias do Dia 20-08-2007
O jornalista francês Henri Tincq analisa, em artigo publicado no jornal Le Monde, 04-08-2007, a desastrosa e fratricida luta pela separação entre Índia e Paquistão, qualificada por Gandhi como “monstruosa vivissecção”. Tincq retoma as duas explicações - a “primordialista” e a “artificialista” – usadas para compreender os violentos e sangrentos massacres que envolveram hindus e muçulmanos.

Brasil "vende a Amazônia" sob a capa de projetos de desenvolvimento, escreve jornal inglês
Sophie Morris

Confira nas Notícias do Dia 22-08-2007
Para Sophie Morris, em artigo publicado pelo jornal Independent, 21-08-2007, o governo brasileiro foi acusado de vender grandes porções da floresta tropical amazônica - entre as quais o mais velho parque nacional de preservação ecológica - a empresas madeireiras inescrupulosas, sob o disfarce de um plano ineficiente de desenvolvimento sustentável.

O Senhor Mercado
Washington Uranga

Confira nas Notícias do Dia 23-08-2007
O jornalista argentino Washington Uranga, em artigo para o jornal Página/12, 20-08-2007, descreve o mercado como um personagem presente em nossas vidas cotidianas, um ator alheio, lembrando que ele é apresentado com sentimentos quase humanos. “O mercado é capaz de ter medo e ambições, é hábil, às vezes racional e outras tantas irracional; em alguns casos, tem pânico, está em condições de ameaçar, escorar ou desestabilizar governos de países como os nossos”, escreve.

Propaganda e fé
Vinicius Torres Freire

Confira nas Notícias do Dia 23-08-2007
O jornalista Vinicius Torres Freire, atesta que o Banco Central dos EUA terceirizou quatro grandes bancos americanos. Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, 23-08-2007, ele escreve que “os quatro bancões não estão na lama - se estivessem, a finança mundial iria mesmo à breca. Os bancões foram como que terceirizados pelo Fed (o Citi o admitiu) e servem de garotos-propaganda do redesconto”.

3º Congresso do PT - sem mudar a estratégia, o que muda?
Alípio Freire

Confira nas Notícias do Dia 24-08-2007
O jornalista e escritor Alípio Freire, em texto que circula eletronicamente, escreve: “O autodenominado ‘Campo Majoritário (CM) criou a idéia, que pretende consensual, de que o projeto que impôs e capitaneou desde os anos 1980, e que culminou com os dois mandatos presidenciais, é um projeto vitorioso. A questão, de tão singela, é cansativa. Até os tontos percebem: Vitorioso para quem, cara-pálida?”.

Hora de reavaliar o movimento de desregulação financeira?
Fernando Cardim de Carvalho

Confira nas Notícias do Dia 24-08-2007
“Não deve surpreender ninguém que turbulências financeiras de maior ou menor gravidade fizeram sua reentrada no cenário mundial exatamente depois que a contra-revolução liberal persuadiu lideranças políticas de vários países a promover a chamada desregulação”, afirma Fernando Cardim de Carvalho, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), em artigo publicado no jornal Valor, 24-08-2007.

O PT ficou mais dependente de Lula depois do mensalão
Brasílio Sallum

Confira nas Notícias do Dia 24-08-2007
A grande mudança que a crise do mensalão trouxe para o Governo Lula foi o aumento da capacidade do presidente de comandar o seu próprio governo. Nesse sentido, o segundo mandato “está mais dentro dos usos e costumes do Brasil”. A opinião é do sociólogo Brasílio Sallum, professor da USP (Universidade de São Paulo). A reportagem e a entrevista é de Fernando Barros de Mello e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 24-08-2007. 

'EUA perderam força e o Brasil ocupa espaços'
Luiz Alberto Moniz Bandeira

Confira nas Notícias do Dia 24-08-2007
Os Estados Unidos vêm perdendo força, já não são uma estrela de primeira grandeza e o Brasil aproveita o momento histórico para ocupar os espaços possíveis - coisa que seus vizinhos também procuram fazer. Isso não significa que a América Latina esteja indo para a esquerda: apenas que o equilíbrio é outro. A reportagem e a entrevista são de Gabriel Manzano Filho e publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, 24-08-207.

'Só 6,1% do consumo de energia nos Estados Unidos vem de fontes renováveis'
Washington Novaes

Confira nas Notícias do Dia 24-08-2007
“Há poucos dias, a ONU informou que em sete meses deste ano 117 milhões de pessoas foram vítimas de ‘desastres naturais’ (que já haviam passado da média anual de 200 para 400 em 2006), com prejuízos de US$ 15 bilhões.” O artigo é de Washington Novaes, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 24-08-2007. Segundo ele, são “informações mais do que suficientes para o mundo tomar juízo”.

'Descobri aquele segredo há dez anos – ajudou-me a entender sua grandeza'. Irmã Nirmala
Confira nas Notícias do Dia 27-08-2007

A irmã Nirmala Joshi conhecia há tempo o conteúdo das cartas escritas pela Madre Teresa. Mas, enquanto a beata de Skopje estava viva, não sabia nada de suas crises e do “lado obscuro” dos conflitos de fé, embora garanta não ter realmente ficado surpresa. “É tudo obra de Deus”, diz ela do quartel geral da Congregação de Calcutá durante a vigília de preparação das cerimônias pelo aniversário de nascimento da beata. “O Senhor cria os obstáculos na vida das pessoas santas como parte de um processo de purificação.” A entrevista com a irmã Nirmala foi publicada pelo jornal La Repubblica, 26-08-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição