Edição 230 | 06 Agosto 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 31-07-2007 a 05-08-2007

“Os ricos nunca ganharam tanto como no governo do operário Lula”
Entrevista com Fábio Konder Comparato

Confira nas Notícias do Dia 30-7-2007
Na entrevista realizada por Flávia Tavares e publicada no O Estado de S. Paulo, em 30-07-2007, Fábio Konder Comparato analisa as crises aérea e política brasileira.

Ataque à blogosfera. 'A blogosfera é muito competitiva e masculina'
Entrevista com Andrew Keen
Confira nas Notícias do Dia 30-7-2007
“Anticristo” entre os blogueiros, o historiador britânico Andrew Keen diz em livro que a internet está matando a cultura e critica sites como YouTube e Wikipedia. Ele concedeu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, 30-07-2007.

Jango antes e depois da queda
Entrevista com Angela de Castro Gomes

Confira nas Notícias do Dia 31-7-2007
Os historiadores Angela de Castro e Gomes e Jorge Ferreira lançaram, recentemente, o livro Jango - As múltiplas faces (editora FGV, 2007), que relata a carreira deste político - e não apenas sua destituição da presidência em 1964. Ângela de Castro Gomes concedeu uma entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, publicado em seu blog Conversa Afiada em 24-07-2007.

Cansei de 'basta!'
Artigo de Janio de Freitas
Confira nas Notícias do Dia 31-7-2007
“O que mais deseja a riqueza do país, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou?”, pergunta Janio de Freitas, jornalista, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 31-07-2007.

O anti-lulismo e a anti-mídia
Artigo de Luís Nassif
Confira nas Notícias do Dia 31-07-2007
“Parte relevante dos colunistas políticos, e até de Variedades, continua prisioneira da ‘síndrome da indignação’. É uma armadilha que sempre pega gente mais insegura. O sujeito quer se identificar com seu leitor. Para tanto, tem que demonstrar indignação, indignação e indignação. Não lhe ocorre trazer explicações, análises. O que vale são os decibéis, que o igualam ao leitor”. O comentário é de Luís Nassif, jornalista, publicado no seu blog, 30-07-2007.

Ninguém pode minar a vida. Muito menos um juiz, um médico ou um político
Entrevista com o cardeal Saraiva Martins
Confira nas Notícias do Dia 31-7-2007
“A vida é o maior dom de Deus. Ninguém pode miná-la, muito menos um juiz, um médico ou um político”. Sobre a absolvição do médico de Welby, o Vaticano por ora silencia. O único que fala a respeito é o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos santos, mas – especifica – “para recordar a inviolabilidade da vida, sem comentar a sentença”. A reportagem é do jornal La Repubblica, 24-07-2007.

Bergman e Antonioni. Duplo adeus marca fim de era
Artigo de Cássio Starlin Carlos
Confira nas Notícias do Dia 1-8-2007
Uma segunda-feira que registra a desaparição de Ingmar Bergman e de Michelangelo Antonioni não é um dia de luto apenas para os cinéfilos. A morte sucessiva destes dois gigantes marca também o fim de um tempo, especificamente o século XX, mas não de seus problemas. O artigo é de Cássio Starlin Carlos e publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, 1-08-2007.

Falácias sobre o 'déficit' da Previdência
Artigo de Eduardo Fagnani e José Celso Cardoso Jr.

Confira nas Notícias do Dia 02-8-2007
Os setores conservadores não aceitaram as conquistas do movimento social em 1988. Eis por que alardeiam que o suposto déficit é “explosivo”, segundo Eduardo Fagnani e José Celso Cardoso Jr., em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 2-08-2007.

'Economia do carbono vital' em lugar do 'Carbon Free'
Entrevista com Vandana Shiva
Confira nas Notícias do Dia 03-8-2007
Vandana Shiva, indiana, vive num mundo bíblico, entre a solidez das tradições rurais e a embriaguez do progresso. A reportagem é de Elena Disi e publicada pelo jornal La Repubblica, 13-07-2007.

O reencontro tardio de Lula com Getúlio
Artigo de Ricardo Antunes

Confira nas Notícias do Dia 03-8-2007
”No plano sindical, o lulismo se reencontrou com Getúlio. Vamos ver quais centrais vão recusar mais esse canto de sereia do neopeleguismo”, escreve Ricardo Antunes em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 3-08-2007.

Resistência. Palavra-chave na análise do poder, segundo Foucault
Entrevista com Arnold I. Davidson

Confira nas Notícias do Dia 03-8-2007
Na discussão pública, em curso na mídia tradicional, é quase impossível, atualmente, que não se encontrem expressões atinentes diretamente ao vocabulário de Michel Foucault e que se tornaram de uso quase comum. Arnold I. Davidson, um dos maiores estudiosos do filósofo francês nos EUA, fala sobre o assunto na entrevista ao jornal italiano Il Manifesto em 18-07-2007.

O nosso consumo de carne é um risco para a estabilidade do clima. “Um americano médio come sete novilhos de seiscentos quilos”
Entrevista com Jeremy Rifkin

Confira nas Notícias do Dia 05-8-2007
Jeremy Rifkin, o teórico da energia descentrada, fala sobre biocombustíveis e efeito estufa, entre outros temas, e alerta: “A primeira causa do incremento humano do efeito estufa é devida ao setor das construções, isto é, casas e escritórios. A terceira são os transportes. Sabe qual é a segunda? O complexo da produção necessária para sustentar aquela gigantesca máquina poluente constituída pela pecuária: os nossos consumos de carne são o segundo fator de risco para a estabilidade do clima”. A entrevista foi concedida ao jornal  La Repubblica em 27-07-2007.

O Papa e a interpretação do Concílio
Artigo de Joseph A. Komonchak
Confira nas Notícias do Dia 05-8-2007
O historiador norte-americano Joseph A. Komonchak, em artigo publicado no blog, 30-07-2007, da revista Commonweal, comenta a análise de Bento XVI sobre o pós-concílio.

'Estado Novo do PT'. 'É uma metáfora, mas é mais do que uma metáfora'
Entrevista com Luiz Werneck Vianna

Confira nas Notícias do Dia 05-8-2007
"Lula tem força, carisma, para segurar essa colcha. Essa federação é boa para todos. Agora, cada um já procura jogar por fora do marco do Estado, sabendo que, trazendo força da sociedade, pode conseguir margem de manobra maior. Na medida em que todos começarem a fazer isso, esse equilíbrio vai ficar insuportável. Nem o carisma do Lula vai segurar". A análise é de Luiz Werneck Vianna em entrevista concedida a Wilson Tosta e publicada no jornal O Estado de S. Paulo, 5-08-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição