Edição 229 | 30 Julho 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Quando o corpo se torna ciência. O caso Pistorius e o pós-humano
Artigo de Stefano Rodotà

Confira nas Notícias do Dia 23-7-2007
Um atleta que parece um cyborg suscita interrogações e polêmicas sobre os limites do humano. Com sempre maior freqüência a biologia e a tecnologia cruzam as suas funções. Stefano Rodotà, professor de Direito civil em Roma, e reconhecido intelectual italiano, comenta algumas hipóteses sobre o nosso futuro, em artigo publicado no jornal La Repubblica, 20-07-2007.

A espécie humana e os implantes artificiais. O que nos diz a evolução
Artigo de Telmo Pievani

Confira nas Notícias do Dia 24-7-2007
Novos saberes e a fixação dos primeiros princípios de uma futura robô-ética. Estes são os temas do artigo de Telmo Pievani, professor de Filosofia da Ciência na Universidade de Milão, publicado pelo jornal La Repubblica, 21-07-2007. Podemos suspeitar, afirma o intelectual italiano, “que o pós-humano seja, pensando bem, bem mais humano de quanto nos queira parecer”.

Necrocombustíveis
Artigo de Frei Betto

Confira nas Notícias do Dia 24/7/2007
Em artigo publicado em 23-07-2007 pelo correio eletrônico da presidência e pela página do governo, no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Frei Betto ataca a indústria de “agrocombustíveis”, por ser “predadora de vidas humanas” e aumentar o preço dos alimentos. “O prefixo grego ‘bio’, significa vida; necro, morte. O combustível extraído de plantas traz vida?”,questiona.

Ecumenismo
Artigo de Rubem Alves

Confira nas Notícias do Dia 24-7-2007
“Sua Santidade Bento XVI declarou que Deus criou um pássaro só, e que só o canto desse pássaro é permitido. Todos os outros pássaros devem, então cessar o seu canto...”, escreve Rubem Alves, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 24-07-2007. Ele comenta recente documento da Congregação para a Doutrina da Fé.

Campanha ‘Sem Milho não há País’ se intensifica no México
Entrevista com Aleira Lara

Confira nas Notícias do Dia 25-7-2007
Durante a campanha ‘Sem Milho não há País’, ativistas, ambientalistas e agricultores do México se mobilizam para chamar a atenção para a problemática dos alimentos geneticamente modificados. No caso do milho, principal alimento na nação mexicana, as atividades pedem um fim à exploração de empresas como a Monsanto e defendem a soberania alimentar. Adital entrevistou Aleira Lara em 23-07-2007, coordenadora da campanha Agricultura Sustentável/Transgênico, do Greenpeace, sobre o tema.

Second Life movimenta US$ 2 milhões por dia
Artigo de Nathalie Brafman

Confira nas Notícias do Dia 25-7-2007
O Second Life, um ambiente virtual que possibilita a simulação de uma “segunda vida”, não pára de surpreender. A jornalista Nathalie Brafman em artigo para o jornal Le Monde, 24-07-2007, comenta que o Second Life já movimenta US$ 2 milhões por dia com uma singularidade, essa movimentação toda escapa do controles dos bancos centrais. Sobre o Second Life confira a edição 226 da IHU On-Line, de 02-07-2007, intitulada Second Life: uma fábrica de sonhos e desejos.

Os pequenos camponeses lutam contra os paradigmas modernos obsoletos
Artigo de Walden Bello

Confira nas Notícias do Dia 26-7-2007
“Considerados no passado como sujeitos passivos manipulados pelas elites, os pequenos camponeses estão agora lutando contra os paradigmas capitalistas, socialistas e desenvolvimentistas que os levariam à ruína”, afirma o filipino Walden Bello, um dos principais ativistas globais contra o neoliberalismo e o livre comércio. A entrevista foi publicada no sítio La Haine, 21-07-2007.

O sonho da modernidade: De Descartes até hoje. A longa história do homem-máquina
Artigo de Humberto Galimberti

Confira nas Notícias do Dia 26-7-2007
Não só nosso modo de trabalhar e viver, mas também nossa identidade é condicionada pela diferença técnica. Há uma diferença abissal entre o corpo “vivido” e o corpo “objetivado”; sobre este último se concentrou a ciência, escreve Umberto Galimberti, filósofo italiano em artigo publicado no jornal La Repubblica, 20-07-2007.

A Igreja e a China: um duelo de séculos
Artigo de Federico Rampini
Confira nas Notícias do Dia 26-7-2007
No dia 30 de junho, Bento XVI endereçou uma carta aos católicos da República popular chinesa. Desta forma, foi reposta em movimento uma história de coragem e fé iniciada pelos jesuítas no final do século XVI e precipitada, duzentos anos depois, num confronto que dura ainda hoje. Este é o tema do artigo de Federico Rampini, correspondente do jornal italiano La Repubblica, 22-07-2007, em Pequim.

‘O suicídio é a culminância de um processo de metamorfose do tecido social que estrutura o mundo do trabalho’
Entrevista com Christophe Dejours
Confira nas Notícias do Dia 27-7-2007
“Uma organização do trabalho não pode ser redutível a uma divisão e a uma repartição das tarefas, frias e racionais, avaliadas a todo instante”, constata Christophe Dejours. Refletindo sobre a onda de suicídios no trabalho que acontece na França, Dejours afirma que as razões devem ser buscadas “na divisão do trabalho levada ao extremo”. A entrevista foi publicada no Le Monde em 22-07-2007.

'Sou presidente de todos os bolivianos, mas devo atender primeiro os vilipendiados da vida republicana, dos campesinos e indígenas'
Entrevista com Evo Morales
Confira nas Notícias do Dia 27-7-2007
O presidente da Bolívia, Evo Morales, em entrevista exclusiva ao jornal argentino Clarín, 22-07-2007 comenta que quando assumiu presidência do país a elite inconformada dizia que ele duraria até quatro meses no poder. Agora, diz ele, afirmam: “Esse índio vai ficar por muito tempo e é preciso fazer alguma coisa...”. Na entrevista, o presidente boliviano debate temas, entre outros, como energia, biocombustíveis, tratado de livre comércio e os problemas internos do país.

E se não houver metais suficientes?
Artigo de Washington Novaes

Confira nas Notícias do Dia 27-7-2007
“Em maio último, a revista New Scientist publicou estudo impressionante, mostrando que em pouco tempo se esgotarão as reservas conhecidas de vários dos minérios mais utilizados no mundo, inclusive em setores estratégicos”, informa Washington Novaes, jornalista, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 27-07-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição