Edição 227 | 09 Julho 2007

Frases da Semana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Síntese das frases publicadas diariamente nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Câmbio
"As pessoas falam do câmbio como se o presidente pudesse inventar um número mágico e dizer: 'O dólar vai valer tanto'" - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República - Folha de S. Paulo, 03-07-2007.


Ódio
"O mundo odeia aos EUA ou somente a mim?" - George W. Bush, presidente dos EUA a um grupo de intelectuais - Clarín, 03-07-2007.


Renan
“Fazer mais o quê? A não ser sair no tapa” - Jarbas Vasconcelos, senador(PMDB-PE), diante da teimosia de Renan em permanecer na presidência do Senado – blog de Ricardo Noblat, 04-07-2007.

“Se Vossa Excelência ganhar na marra e derrotar todos os partidos, não é vitória. Esse processo se normaliza se Vossa Excelência se licenciar, com aplauso desta Casa. Quem vai decidir é Vossa Excelência. Quer ficar? Fica, mas não é o melhor para Vossa Excelência” - Pedro Simon, senador(PMDB-RS) – O Estado de S. Paulo, 04-07-2007.

“Estou no purgatório, de volta ao calvário do conselho, mas não perdi as condições de continuar na presidência” – Renan Calheiros, presidente do Senado – O Estado de S. Paulo, 04-07-2007.

“O estilo daqui-não-saio, daqui-ninguém-me-tira, é uma reação que contraria o senso, o bom-senso e o consenso nacional. Renan, hoje, é um motivo de vergonha nacional. O Brasil não merece isso. Ou merece?” - Ricardo Noblat, jornalista – no seu blog, 03-07-2007.

“Setores da mídia, que não conseguiram derrubar o presidente Lula, agora querem ir à forra, querem ir ao terceiro turno, derrubando o presidente do Senado Federal" - Renan Calheiros, presidente do Senado – Folha de S. Paulo, 05-07-2007.

"Bastou os petistas ensaiarem uma certa "independência" no Senado para que Renan cobrasse a fatura de sua fidelidade a Lula” – Paulo Delgado, deputado federal – PSB-MG, sobre a tentativa do presidente do Senado de associar seu calvário no Conselho de Ética a um suposto complô para enfraquecer a base aliada de Lula – Folha de S. Paulo, 06-07-2007


Roriz

“Eu falei pra você... Falei ou não falei? Você não deveria ter continuado com essa história de política. Já fez tudo que podia fazer. Não precisava passar por mais esse constrangimento” - Weslian Roriz, em conversa com o marido Joaquim Roriz, senador (PMDB-DF) na noite antes do dia da renúncia – blog de Ricardo Noblat, 04-07-2007.

“Conversei com Deus. E ele me disse que haverá uma saída para o meu caso” – Joaquim Roriz, senador (PMDB-DF) antes de renunciar ao seu mandato -  blog de Ricardo Noblat, 04-07-2007.

“A gente de Brasília, os humildes aos quais nunca faltei com meu carinho e assistência - o povo, enfim- haverá de me entender” – Joaquim Roriz, senador (PMDB-DF), na carta de renúncia – O Estado de S. Paulo, 05-07-2007.

”Eu voltei para o lado do povo, onde sempre estive. Voltei para a planície para ficar junto do meu povo fiel e leal. Meu coração está partido, de um lado, com a traição; mas do outro, o dever de lutar pelo meu povo” – Joaquim Roriz, senador, PMDB-DF, pedindo a seus simpatizantes que reajam sem violência ou agressão à sua renúncia, em discurso que lembrou o de José Dirceu no dia que renunciou ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil, em junho de 2005, acusado no mensalão. À época, o petista também usou o termo 'planície': "Eu sei lutar na planície e no planalto, e tenho humildade para voltar para meu partido como militante, para voltar para a Câmara como deputado’” – O Estado de S. Paulo, 08-07-2007.


Pecuária

“A hipótese mais popular informa que a pecuária está entre os meios mais eficazes para lavagem de dinheiro. Uma coisa, porém, é inequívoca: com tanto boi na linha, a Receita Federal bem que poderia se mexer, não?” – Ricardo Noblat, jornalista, no seu blog, 04-07-2007.


Rabino

"Eu sou o rabino mais mimado do Brasil" -  Henry Sobel,  rabino, respondendo a Paulo Maluf que dissera "O senhor tem a solidariedade de todo Brasil" – Folha de S. Paulo, 04-07-2007.


Gol

“As companhias aéreas não têm reserva para suportar qualquer coisa de errado. Os aviões ficam sem piloto - porque vence o tempo da tripulação - os pilotos ficam sem avião, porque ninguém consegue controlar a manutenção. É o caos. Por outro lado, você não pode querer que uma companhia de ‘low cost’ (baixo custo), que serve barra de cereal, tenha esse tipo de formalidade: pilotos de reserva, aviões de reserva, combustíveis de reserva” - José Carlos Pereira, presidente da Infraero – Zero Hora, 04-07-2007.


Moralismo

“O telespectador das novelas está mais moralista. Acho que como o mundo está um terror, as pessoas querem exercitar a justiça na ficção. Os vilões, que na vida real quase sempre se dão bem, têm de ser punidos na novela” – Jorge Fernando, diretor de novelas – O Estado de S. Paulo, 04-07-2007.


Chávez no Mercosul

“Se Chávez quer retirar-se do bloco, a diplomacia do Brasil não deve fazer nenhum gesto para demovê-lo da idéia” -  editorial do jornal Folha de S. Paulo, 05-07-2007.


Etanol

A fome no meu País diminuiu no mesmo período em que aumentou o uso de biocombustíveis” - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 06-07-2007.

“Os europeus não pagarão mais para adquirir biocombustíveis se o etanol que move seus automóveis provier da queima de campos e cultivos. Tão pouco se se produz à custa da selva amazônica” – Peter Mandelson, comissário europeu para o comércio – El País, 06-07-2007.

“A produção de cana ocupa 0,4% do território nacional. Essa região fica muito longe da Amazônia, que não se presta a esse plantio” - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 06-07-2007.

“Os europeus amam Lula. Ele é de esquerda, mas de uma esquerda pragmática, que soube proteger seu poderoso país contra os desvios da Venezuela, Bolívia... “ - Gilles Lapouge, jornalista francês – O Estado de S. Paulo, 06-07-2007.


Pavorotti

“Meu pai Luciano sabe que vai morrer logo. Nas nossas conversas ele fala seguidamente do seu maior desejo: reunir-se com seus pais e encontrar finalmente a paz” – Giuliana Pavarotti, filha do tenor italiano Luciano Pavorotti, 72 anos, com câncer de pâncreas – El País, 04-06-2007”


Economia solidária

“Pessoas pequenas, fazendo coisas pequenas, em um lugar pequeno, podem mudar o mundo” - Irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança de Santa Maria – A Razão, 07-07-2007.


A volta do missal de Pio V

“Hoje é um dia de luto, não somente para mim, para tantos que viveram e trabalharam para o Concílio Vaticano II. Hoje foi cancelada uma reforma para a qual trabalharam tantas pessoas, pagando o preço de grandes sacrifícios, animados somente pelo desejo de renovar a Igreja” - Luca Brandolini, bispo de Sora-Aquino-Pontecorso e membro da Comissão Litúrgica da Conferência Episcopal Italiana – CEI – ao comentar o Motu proprio "Summorum Pontificum” de Bento XVI que autoriza a volta do missal de Pio V – La Repubblica, 08-07-2007.

“Hoje é o momento mais triste da minha vida de sacerdote, de bispo e de homem” - Luca Brandolini, bispo de Sora-Aquino-Pontecorso e membro da Comissão Litúrgica da Conferência Episcopal Italiana – CEI – ao comentar o Motu proprio "Summorum Pontificum” de Bento XVI que autoriza a volta do missal de Pio V – La Repubblica, 08-07-2007.

“Este texto é capaz de acordar velhos demônios e alguns católicos se perguntarão se ele não constitui um abandono do Concílio Vaticano II”- Claude Dagens, bispo de Angoulême, na França, comentando o Motu proprio de Bento XVI sobre o missal de Pio V – Le Monde, 08-07-2007.

“Sem dúvida, ele (o Motu proprio de Bento XVI) vai agravar as divisões. Eu compreendo as exigências de unidade, mas é preciso que alcancemos a unidade sem instrumentalizar a liturgia”- Claude Dagens, bispo de Angoulême, na França, comentando o Motu proprio de Bento XVI sobre o missal de Pio V – Le Monde, 08-07-2007.

“O risco entre os fiéis é real. Para alguns, requerer a missa em latim será como uma bandeira destinada a testar a fidelidade do sacerdote para com o papa”- Jean- Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux – Le Monde, 08-07-2007.


China

Sou otimista em relação às perspectivas econômicas da China, mas pessimista quanto a qualquer solução rápida da poluição chinesa. Os custos serão altos em termos de mortes ligadas a questões ambientais, em termos de custos médicos no futuro, mas eu não vejo uma solução imediata para isso” - Dong Tao, economista chinês do Credit Suisse em Hong Kong – O Estado de S. Paulo, 08-
07-2007.


Cristo Redentor

"Cá para nós, o Cristo Redentor ser uma das maravilhas, em um concurso em que ficaram de fora a Acrópole de Atenas, a Torre Eiffel, o Kremlin, a Estátua da Liberdade, a Capela Sistina, é demais" - Luís Nassif, jornalista - no seu blog, 08-07-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição