Edição 224 | 20 Junho 2008

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Congresso do MST. Reforma agrária, por justiça e soberania popular
João Pedro Stédile

Confira nas Notícias do Dia 11-06-2007
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 11-06-2007, o integrante da direção nacional do MST e da Via Campesina fala sobre as causas do Movimento e sobre o seu 5º Congresso Nacional.

Saúde. 'O Brasil gasta metade do que a Argentina ou o Chile gastam. Mas não quero pedir um cheque em branco'.
José Gomes Temporão

Confira nas Notícias do Dia 11-06-2007
Em entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 11-06-2007, o médico, que também é o ministro da Saúde deste segundo mandato do governo Lula, José Gomes Temporão, admite que para melhorar o sistema universal de saúde, o SUS, o Brasil precisa elevar os investimentos públicos para a casa dos 70% dos gastos totais do setor.

Depois da Reichert mais indústrias vão fechar
Heitor Klein

Confira nas Notícias do Dia 12-06-2007
Em entrevista à revista eletrônica Terra Magazine, de 11-06-2207, o diretor-executivo da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) Heitor Klein constata que outras grandes indústrias, além da Reichert Calçados, devem jogar a toalha por conta do câmbio desfavorável. É outra má notícia do setor calçadista.

'A prioridade é crescer de qualquer jeito'
Teresa Urban
Confira nas Notícias do Dia 12-06-2007
Para a jornalista e ambientalista Teresa Urban, chegamos ao século XXI numa situação curiosa: do ponto de vista internacional, nós somos reconhecidos e classificados como o País da megadiversidade, um dos campeões em termos de reserva de recursos naturais. Ao mesmo tempo, não temos uma cultura própria de olhar isso como uma riqueza. Ela fez essa afirmação em entrevista ao jornal Gazeta Mercantil, de 11-06-2007.

Falta mão-de-obra
José Pastore

Confira nas Notícias do Dia 12-06-2007
O professor José Pastore, da FEA-USP, escreveu um artigo polêmico publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 12-06-2007, em que constata que se o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) implementar os investimentos previstos - cerca de R$ 500 bilhões -, a falta de mão-de-obra será brutal.

“Todas na direção correta e todas absolutamente insuficientes”
Carlos Cavalcanti

Confira nas Notícias do Dia 13-06-2007
Para o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os problemas de competitividade da indústria brasileira não serão resolvidos com as medidas de compensação à valorização cambial.

Uma série de esparadrapos
Vinicius Torres Freire

Confia nas Notícias do Dia 13-06-2007
Vinicius Torres Freire critica a iniciativa do governo federal, em relação ao pacote de auxiliar, através de financiamentos, os setores prejudicados pela taxa de câmbio. Para Freire, a medida do governo mostra que o governo não tem política de longo prazo para impostos, juros, inovações e finanças privadas.

Gado de Renan é um dos mais valorizados do país
Fernando Rodrigues

Confira nas Notícias do Dia 13-06-2007
O jornalista Fernando Rodrigues, em artigo no jornal Folha de S. Paulo, no dia 13-06-2006, afirma que Renan Calheiros diz que o dinheiro que pagou à jornalista Mônica Veloso veio da alta lucratividade de R$ 1,920 milhão que adquiriu nas fazendas alagoanas, onde o gado foi vendido por R$ 59,40 a arroba, enquanto que em São Paulo foi comercializado por R$ 57,20.

Aprovada divisão do Ibama. 'Vai gerar ineficiência e aumentar a burocracia”
Jonas Corrêa

Confira nas Notícias do Dia 13-06-2007
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, no dia 13-06-2007, o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama, Jonas Corrêa, diz que a divisão do instituto provocará caos na política ambiental do País. Ele ressaltou que, se isso ocorrer, a culpa será do governo e dos deputados que votaram a favor da divisão do Ibama.

Divisão do Ibama. 'Haverá mais foco e mais responsabilidade'
Roberto Smeraldi

Confira nas Notícias do Dia 13-06-2007
Ao ser entrevistado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 13-06-2007, o ambientalista e diretor da ONG Amigos da Terra Roberto Smeraldi diz que a divisão do Ibama aumentará a eficiência do órgão.

Sinais de esclerose econômica
Marcio Pochmann

Confira nas Notícias do Dia 14-06-2007
Marcio Pochmann, economista da Unicamp, em artigo publicado no jornal Valor, no dia 14-06-2007, diz que está ocorrendo um avanço simultâneo do padrão asiático de emprego da mão-de-obra. E destaca que o país não consegue abandonar o bloco de economias subdesenvolvidas, com PIB situado na 85ª posição do ranking mundial.

PIB: bom, medíocre, estável
Vinicius Torres Freire

Confira nas Notícias do Dia 14-06-2007
Mesmo que o País cresça, explica o jornalista Vinicius Torres Freire, sua estabilidade revela que está sendo difícil sair da mediocridade. O artigo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 14-06-2007.

Bento XVI colhe o que João Paulo II plantou. Jornalista analisa o documento final de Aparecida
Maria Inês Nassif

Confira nas Notícias do Dia 14-06-2007
Em artigo publicado no jornal Valor, do dia 14-06-2007, a jornalista Maria Inês Nassif diz que o documento da V Conferência, embora exponha preocupações com o meio ambiente, o neoliberalismo e a globalização, está longe de ser moderno.

Estamos superando 'vôo de galinha'
Luiz Carlos Mendonça de Barros

Confira nas Notícias do Dia 15-06-2007
Para Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, estamos vendo, pela primeira vez em muitos anos, um aumento do consumo interno.

'Ser moderno pode ser olhar para trás'
Washington Novaes

Confira nas Notícias do Dia 15-06-2007
O ambientalista e jornalista Washington Novaes diz que o futuro energético da humanidade está em grande parte na energia solar. E destaca essa forma de energia foi abandonada com a invasão do petróleo.