Edição 552 | 14 Julho 2022

O Antropoceno e as ruínas da democracia: a condição humana como monstruosidade

“Há anos, venho trabalhando em uma sinergia que coloca em confrontos e encontros os monstros, os sintomas da cultura e os problemas contemporâneos. Primeiramente, com o cinema e com a literatura. Aos poucos, porém, fui levado para o Antropoceno – tema que persigo não apenas por sua urgência e relevância, mas também por ele ser uma espécie de catalizador, permitindo-me colocar vários elementos em diálogo a partir de uma visão que busque a complexidade”, propõe Adriano Messias.

Adriano Messias possui pós-doutorado de 4 anos em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com bolsa concedida pela Fapesp. Foi pesquisador convidado pela Universitat Autònoma de Barcelona, na Faculdade de Ciências da Comunicação, onde desenvolveu projeto sobre Antropoceno, cinema e tecnologias monstruosas.