Edição 552 | 14 Julho 2022

Juventudes e as “novas” expressões da participação na política

O texto apresenta elementos para o debate acerca das formas de participação juvenil na contemporaneidade. Entende-se que parte da juventude tem se distanciado das formas tradicionais de militância e forjado outros modelos de participação política por meio da ação direta. O exemplo apresentado diz respeito à ocupação das escolas secundaristas promovida pela unidade geracional progressista da juventude brasileira.

Flávio Munhoz Sofiati é Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e professor da Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Ciências Sociais, Programas de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia Social. É membro do Núcleo de Estudos de Religião “Carlos Rodrigues Brandão”- NER, do Observatório Juventudes na Contemporaneidade e do CAJUEIRO – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude de História da Religião no Gresham College – Inglaterra, onde ministrou aulas sobre a história do Cristianismo Protestante.