Edição | 09 Mai 2022

Uma abordagem da filosofia de Miki Kiyoshi

Neste texto, são apresentadas algumas das ideias mais importantes do pensador japonês Miki Kiyoshi (1897-1945). Miki é um filósofo difícil de catalogar, com uma vasta produção (suas Obras Completas têm 20 volumes) e que foi pouco lida fora do Japão. Apesar disso, ele foi uma figura central durante a década de 1930 e suas ideias influenciaram muitos autores do pós-guerra. Espero que este texto sirva como uma pequena contribuição aos materiais escritos em português sobre filosofia japonesa.

Fernando Wirtz é graduado em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e doutor na mesma área pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, com tese sobre Friedrich Schelling. Realizou pós-doutorado na Universidade de Kyoto, sobre o conceito de mito na filosofia japonesa durante a década de 1930. Além da filosofia japonesa, ele também se especializou em idealismo alemão, filosofia intercultural e filosofia do mito.