Edição 551 | 09 Mai 2022

Técnica e Ética no contexto atual

“Em 1979, quando Hans Jonas publicou O Princípio Responsabilidade. Ensaio de uma Ética para a Civilização Tecnológica, noções como heurística do medo, a contraposição entre responsabilidade e esperança, assim como a postulação de um direito próprio da natureza constituíam perspectivas marcadamente inovadoras nos planos da filosofia, das ciências, da ética, da política e da educação. Penso que continuam a sê-lo ainda hoje”, propõe Oswaldo Giacoia Junior.

Oswaldo Giacoia Junior é professor Titular do Departamento de Filosofia da Unicamp desde 2013 e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR desde 2020. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin. Realizou pós-doutorado pela Freie Universität Berlin, Viena e Lecce.