Edição 550 | 08 Novembro 2021

Publicações | O trabalho humano no magistério do Papa Francisco

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma análise sobre a temática do trabalho no magistério do Papa Francisco. São explorados três aspectos que, como vastos canteiros de obras, podem contribuir para a renovação das reflexões em torno do tema: a dignidade do trabalho; a relação trabalho e ecologia; e, finalmente, a renda básica universal, na linha da revitalização da justiça distributiva. Não são canteiros separados. Ao invés, devem ser compreendidos como elos interligados que, além das partes específicas, têm áreas comuns e que se retroalimentam permanentemente.

André Langer possui graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.