Edição 548 | 07 Junho 2021

Cadernos Teologia Pública - Igreja em saída para as periferias sociais e existenciais. O problema espiritual da missão

A Igreja em saída é o paradigma eclesiológico proposto pelo Papa Francisco. A missão é a própria identidade da Igreja, porque existe para evangelizar. No entanto, na prática, a Igreja em saída encontra muitos recuos e a causa é espiritual. O problema espiritual se revela na experiência dicotômica do espiritual e/ou material no anúncio e na vivência do Reino de Deus. Para responder a esta questão, buscar-se-á, primeiro compreender a dimensão integral do cristianismo; em segundo lugar, explicitar o sentido espiritual do Evangelho; e, terceiro e último, propor a opção pelos pobres e vulneráveis como um itinerário salvífico.

Rogério L. Zanini é doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS, 2020). Autor da tese “Fora dos pobres não há salvação: Tópico fundamental de soteriologia em Jon Sobrino”. Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2012). Especialização em Metodologia Pastoral (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, 2009). Graduado em Teologia (Instituto de Teologia e Pastoral, ITEPA, Passo Fundo, RS, 2004) e em História (Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc, Chapecó, SC, 2000).