Edição 548 | 07 Junho 2021

DEPOIMENTO - Mulheres na pandemia - Daíse de Moraes

João Vitor Santos

Daíse de Moraes, 45 anos
Professora, mãe e diretora de escola pública

O trabalho não parou em momento algum. Como trabalho na educação pública, as atividades triplicaram. No meu caso nem fiquei em isolamento. Trabalhei presencialmente na escola na maior parte do tempo, com carga horária maior que o normal.

O que mudou foi a forma de trabalhar, com a comunicação entre o grupo de trabalho passando a ser somente virtual. E também a comunicação com o público-alvo do meu trabalho dificultou muito, por ser somente virtual. Então a adaptação na forma de trabalhar teve que acontecer. Os resultados demoram mais ainda a acontecer.

Em minha casa moram eu e meus dois filhos adolescentes. Ambos estudando de forma remota. A rotina de casa alterou completamente e surgiram problemas... que tiveram que ser solucionados com uma nova rotina (que ainda está em fase de adaptação, pois para eles não há horários de compromissos, apenas prazos). Muitas vezes há conflitos, com mais frequência que o normal. Bem difícil, mas com paciência vamos levando. Como são adolescentes não atrapalhou a minha rotina de trabalho, pois conseguem ficar sozinhos nos turnos manhã e tarde. Resumindo, a vida para mim continuou da mesma forma, com o mesmo emprego e meus filhos com as mesmas atividades. Porém o que mudou foi a forma de realizá-los, demandando mais tempo e novos aprendizados. Mas tudo entrando em uma nova rotina.