Edição 548 | 07 Junho 2021

DEPOIMENTO - Mulheres na pandemia - Gislaine da Silva

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

João Vitor Santos

Gislaine da Silva, 31 anos
Moradora da ocupação Steigleder

Desde o início da pandemia tem sido bastante desafiador para todas as famílias da ocupação o convívio com o vírus. Nós não temos condições de manter o isolamento social completo, pois por mais que tentemos é bem difícil e uma das causas são as enchentes que nos afetam no inverno. Nas águas de esgoto é um dos lugares que mais têm vírus e como não temos saneamento, quando dá enchente com aquela água podre, cheia de vírus e contaminação, muitas pessoas têm que cruzar passando pela água.

A sobrevivência nas ocupações tem sido, também, muito desafiadora, pois como a gente faz para sobreviver com esse vírus? Como a gente faz isolamento social em uma casa onde mal contém dois quartos? Como fazer isso em casas que têm apenas um quarto para três, quatro, cinco pessoas? Por outro lado, uma das melhorias que tivemos foi a solidariedade que aumentou, pois passamos a ser vistos por mais pessoas. Temos sido vistos por pessoas que também precisam de ajuda, mas estas têm sido mais solidárias conosco e temos recebido bastante auxílio, também com a Rede Solidária que tem nos apoiado bastante, sendo que quinzenalmente eles entregam cestas básicas para as famílias, o que nos ajuda.

Na minha casa moramos eu, meu marido e meus cinco filhos. Tentamos nos cuidar o máximo possível, fazer isolamento, mas estamos lutando e tentando. Meu marido trabalha com reciclagem (recolhendo) e tentamos nos cuidar o máximo possível, mas não é muito fácil. Higienizamos as mãos com álcool em gel, lavamos as mãos quando voltamos para casa depois de sair para trabalhar e usamos máscaras. Assim que tentamos manter o controle e nos cuidarmos.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição