Edição 546 | 16 Dezembro 2019

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU na última semana

Paraisópolis: a dinâmica de uma favela que pode inspirar metrópoles a serem mais cidades
“Os interstícios urbanos de favela têm conflitos e desafios para serem discutidos e requalificados, mas, ao mesmo tempo, eles têm uma série de potencialidades latentes”.

Eduardo Pizarro é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP

Retomada econômica extremamente tímida - o desemprego continua resistente
“Uma economia que não se recupera da recessão de uma maneira vigorosa não gera uma demanda considerável por mão de obra”.

Walter Rodrigues é analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Manifestações, ativismo e militância: novas formas de compreender a democracia

“As manifestações de Junho, as Ocupações Secundaristas e os protestos “verde e amarelo” são produto, e produtores, dessa intensa fase de conflito social”.

André Luis Leite, doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista

A supremacia do fiscal sobre o social ignora princípios básicos
“É preciso articular a economia com os direitos, a teoria e a política econômica, e fazê-la considerar e respeitar os princípios dos direitos humanos”.

Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

A desidratação dos recursos para saúde e seus efeitos catastróficos
“Deixar de priorizar a Estratégia de Saúde da Família representa abandonar ações cujos resultados foram exitosos em termos de atendimento às necessidades de saúde da população”.

Francisco Funcia, mestre em Economia Política, consultor da Vignoli e Funcia Consultores.