Edição | 18 Novembro 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Midiatização. Um modo de ser em rede comunicacional

Edição 289 – Ano IX – 13-04-2009

 

O complexo processo da midiatização da sociedade é o tema ao qual diversos estudiosos têm se dedicado nos últimos dez anos. Nesta edição da revista IHU On-Line, Pedro Gilberto Gomes, José Luiz Braga, Antonio Fausto Neto e Jairo Ferreira, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, ajudam a compreender o fenômeno.


Linguagem e Interação. Diálogo, identidade e cultura

Edição 467 – Ano XV – 15-06-2015

 

Em um mundo complexo e ao mesmo tempo interligado, cuja Torre de Babel contemporânea é construída pelas interações entre os humanos e as tecnologias, um dos desafios é a promoção do diálogo entre as diversas identidades e culturas. Este é o tema em discussão na edição da revista IHU On-Line desta semana em que se realiza, em São Leopoldo, o III Congresso Internacional Linguagem e Interação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

Sociabilidade 2.0 Relações humanas nas redes digitais

Edição 502 – Ano XVII – 10-04-2017

 

Rede social é algo que se estabelece no instante em que o ser humano passa a viver em grupo. Essas relações vão se transformando com o desenvolvimento da humanidade. Tal perspectiva desconstrói a ideia de que o mundo digital trouxe novidade para as relações entre as pessoas a partir das redes sociais digitais. Com a internet, o que passa a haver é uma explosão “de possibilidades de modos de estar junto”, como define o professor Fábio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo, um dos entrevistados dessa edição da IHU On-Line. Na presente edição da revista, além de Malini, pesquisadores e pesquisadoras debatem as redes sociais na internet e suas sociabilidades.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição