Edição 543 | 21 Outubro 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Semana de Arte Moderna. Revolução ou mito?

Edição 395 – Ano XII – 4-6-2012

 

Em 2012, a Semana de Arte Moderna completava 90 anos. Para lembrar a data e retomar os debates que se deram à época, a revista IHU On-Line dessa semana de junho abordou o espírito da Semana de 22 ao entrevistar um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras.


Tropicalismo. O desejo de uma modernidade amorosa para o Brasil

Edição 411 – Ano XII – 10-12-2012

 

Um modo de ser nos trópicos, uma postura de vida, uma antropofagia que deglutiu a jovem-guarda, a bossa nova e influências além-mar e regurgitou uma cultura nova e inquietante, embalada por guitarras elétricas e dissonâncias as mais diversas. Tudo isso e mais um pouco ajuda a compreendermos o que foi o movimento tropicalista, surgido em 1967 como expressão máxima de uma arte que não podia e nem queria mais ser a mesma. Os tempos eram outros, urgia o novo. Nem o peso das botas de um regime ditatorial poderia sufocá-la. Contudo, nem todos os pesquisadores que participam do debate proposto pela IHU On-Line desta semana concordam com o caráter inovador e emblemático do tropicalismo.

Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra

Edição 527 – Ano XVIII – 27-8-2018

 

A expressão Guarani “Ore Ywy”, que dá nome a essa edição, de acordo com a tradução da professora Sandra Benitez, significa “nossa terra”. Esse é o mote que costura as entrevistas do tema de capa da presente edição da revista IHU On-Line, que reúne entrevistados indígenas de várias etnias. Eles compõem, apesar da riqueza de perspectivas, apenas uma parcela do universo de mais de 300 comunidades indígenas no Brasil, com cerca de 180 idiomas. Tal multiplicidade vai na contramão dos reducionismos indolentes da civilização ocidental, a qual, como Narciso, nada vê diante dos olhos senão a si própria. Por meio de uma cosmovisão atravessada pela arte, pela espiritualidade e pela razão ameríndia, os entrevistados debatem sobre os desafios e dilemas contemporâneos da nossa terra.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição