Edição 539 | 19 Agosto 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Base Nacional Comum Curricular – O futuro da educação brasileira

Edição 516 – Ano XVII – 04/12/2017

 

No final de 2017, quando o governo brasileiro acelerava a votação de uma nova versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – sem novo debate, a revista IHU On-Line trouxe o tema através de análises de pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento que pensam os desafios da escola brasileira do século XXI.


Os desafios da Escola, hoje


Edição 281 – Ano XVIII – 10/08/2008

 

Em 2008, celebrava-se os 50 anos do curso de Pedagogia da Unisinos. Para comemorar esse cinqüentenário, a IHU On-Line desta semana procurou descrever os desafios da educação no Brasil e as características de algumas correntes pedagógicas que marcaram esses cinquenta anos, como Piaget, Vygotsky, Montessori. Reflexões sobre a educação a partir de autores como Michel Foucault e Pierre Bourdieu também compõem esta edição.


Que universidade o País necessita?


Edição 90 – Ano IV – 01/03/2004

 

Que universidade o país necessita? Como a universidade se insere na construção de um projeto nacional? Quais são as inflexões e ênfases que o ensino universitário deve atribuir à formação acadêmica propriamente dita e às responsabilidades sociais inerentes aos egressos de cursos superiores? Essas questões, que se renovam frente os atuais debates sobre os rumos do país e de seu governo, percorrem os depoimentos que a IHU On-Line traz nessa edição.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição