Edição 539 | 19 Agosto 2019

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira algumas notícias publicadas no sítio do IHU

“A terra esgotada e a desumanidade que nos destrói”

Essas são questões delicadas que se tornaram a linha discriminante para uma sociedade mais ou menos humana. O Papa trata delas com a maior liberdade, não pressionado pela urgência de ter votos a pedir.

O comentário é de Carlo Di Cicco, jornalista especializado em assuntos do Vaticano, reproduzido nas Notícias do Dia de 12-8-2019.

*******

Clima: é preciso uma nova visão sistêmica

“Acabou o tempo da indignação ou, pior, da indiferença. É preciso agir, e rapidamente também.”

O texto é do chef italiano Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, reproduzida nas Notícias do Dia de 12-8-2019.

*******

O ditador, a sua “obra”, e o grande blefe do senhor Guedes

“Ainda é tempo de impedir que o fanatismo ideológico do senhor Guedes destrua 90 anos de história da economia brasileira, para atender ao interesse de um pequeno grupo de banqueiros, financistas e agroexportadores, passando por cima do interesse do ‘resto’ da sociedade brasileira”.

Escreve José Luís Fiori, professor titular de Economia Política Internacional UFRJ, reproduzido nas Notícias do Dia de 13-8-2019.

*******

“Não gosto do helicóptero porque ele atira para baixo e as pessoas morrem”

Crianças do Complexo de Favelas da Maré descrevem horror da vida sob fogo cruzado em mais de 1.500 cartas enviadas para a Justiça do Rio, que restabelece regras mínimas para operações policiais no local.

A reportagem é de Felipe Betim, reproduzida nas Notícias do Dia, de 15-8-2019.

*******

O Diálogo de Interconvicções


“Os processos migratórios, os novos movimentos religiosos, a individualização da espiritualidade, os chamados religiosos “à la carte”, aumentaram exponencialmente, trazendo um novo desafio para o Estado laico diante do pluralismo religioso e de convicções.”

O texto é de Rita Macedo Grassi, mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas e membro do Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo – REPLUDI, publicado nas Notícias do Dia, 03-06-2019, disponível em 16-8-2019.

*******

Os invisíveis de Manaus


A reportagem é de Stefania Falasca, jornalista, que trabalha na Conferência Episcopal Italiana – CEI, e no jornal italiano Avvenire, enviado pela jornalista e publicado nas Notícias do Dia de 16-08-2019, no sítio do IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição