Edição | 11 Junho 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A financeirização do mundo e sua crise. Uma leitura a partir de Marx

Edição 278 – Ano VIII – 21-10-2008

A mais grave e complexa crise do capitalismo depois de 1929 é a que o mundo vive neste mês de outubro de 2008. Um ciclo maior do capitalismo, iniciado há quase 80 anos, parece estar no fim. A importância do momento que nos cabe viver faz com que novamente a edição da IHU On-Line desta semana retome o tema. Se, duas semanas atrás, falávamos do retorno de J. M. Keynes, nesta edição testemunhamos o retorno de Marx. Aliás, na última semana os jornais alemães, por exemplo, repercutiram amplamente o aumento das vendas das obras de Karl Marx, especialmente de O capital.

 

A financeirização da vida

Edição 468 – Ano XV – 29-07-2015

Uma economia globalizada e financeirizada, que se sobrepõe à política e está descolada de critérios éticos em suas transações. Sob esse pano de fundo, bancos são salvos da falência enquanto as pessoas perdem as casas onde vivem porque não têm condições de continuar honrando seus empréstimos. Nações são varridas por crises econômicas brutais, a democracia é tomada como refém das oscilações do mercado e o endividamento como status de inclusão social via consumo são as notas de um réquiem endereçado à política. A financeirização da vida e os processos de subjetivação que são requeridos e a consequente reconfiguração da relação entre a economia e a política são o tema dessa edição da revista IHU On-Line. Pesquisadores de várias áreas do conhecimento refletem sobre este fenômeno da vida contemporânea.

 

Financeirização, Crise Sistêmica e Políticas Públicas

Edição – 492 – Ano XVI – 05-09-2016

Nos dias 13 e 14 de setembro de 2016, foi realizado o IV Colóquio Internacional IHU. Políticas Públicas, Financeirização e Crise Sistêmica, que discutia justamente esse cenário de financeirização, em que a economia assume a centralidade na vida. Essa edição da IHU On-Line segue na temática e busca aprofundar o debate.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição