Edição 537 | 10 Junho 2019

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira alguma notícias que foram reproduzidas no sítio IHU ao longo da semana

Stiglitz: hora de enterrar um sistema fracassado

O experimento neoliberal — impostos mais baixos para os ricos, desregulamentação dos mercados de trabalho e de produtos, financeirização e globalização — tem sido um fracasso espetacular.

O artigo é de Joseph Stiglitz, jornalista, publicado por Outras Palavras, reproduzido nas Notícias do Dia de 07-06-2019.

*******

Brasil perde jovens para violência em patamar de países como Haiti, aponta Atlas da Violência

Se os jovens brasileiros formassem um país próprio, as taxas de homicídio desse país se assemelhariam às das nações com os maiores índices de violência do mundo.

A reportagem é de Paula Adamo Idoeta, publicada por BBC Brasil, 05-06-2019, reproduzida nas Notícias do Dia de 06-06-2019.

*******

Pra você que correu pra linha do pênalti pra inocentar Neymar de estupro

Você aí que correu pro gol pra chamar Neymar de menino e a moça de vagabunda, você está ajudando a difundir o que nós chamamos de cultura de estupro.

Escreve Lola Aronovich, em artigo publicado no seu blog 'Escreva Lola Escreva', reproduzido nas Notícias do Dia de 05-06-2019.

*******

Sem a possibilidade de se sublimar através do trabalho, é muito difícil conservar a saúde mental. Entrevista com Christophe Dejours

Considerado o pai da Psicodinâmica do Trabalho, Dejours se baseia em algo não tido muito em conta pela psicanálise: que o trabalho é base da identidade, uma fonte fundamental de sentido para a vida e um mediador insubstituível para a autorrealização no social.

A entrevista é de Verónica Engler, publicada por Página/12, traduzida por Wagner Fernandes de Azevedo, reproduzida nas Notícias do Dia, de 04-06-2019.

*******

“Um político nunca deve semear ódio e medo, mas esperança”, afirma o papa Francisco

O convite do Papa é forte e sincero. E também detalhado: "Para os crentes eu digo: rezem pela Europa. Aos não crentes peço o voto do coração, a boa vontade, o desejo que a Europa volte a ser o sonho dos pais fundadores”.

A transcrição da entrevista é de Domenico Agasso Jr., publicada por Vatican Insider, 02-06-2019, traduzida por Luisa Rabolini, reproduzida nas Notícias do Dia, 03-06-2019.

*******

Cinco pontos que escancaram o esvaziamento da política ambiental no Brasil

Área sofreu reveses mesmo antes do início do novo governo; mudanças na pasta são criticadas por ambientalistas.

A reportagem é de Rafael Tatemoto, publicada por Brasil de Fato, reproduzida nas Notícias do Dia de 06-06-2019.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição