Edição 537 | 10 Junho 2019

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU nas últimas semanas

A extrema direita resgata a experiência maquiavélica de usar a religião em favor de quem governa

“Notemos, pois, que na vida moderna, ou desde o final da Idade Média quando se forma o Estado nos delineamentos ainda hoje reconhecíveis, o culto ao Coração de Jesus e de Maria adquire uma dimensão política a cada momento mais evidente.”

Roberto Romano é professor de Ética e Filosofia na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Cursos Pré-Universitários Populares e o pensamento crítico contra as desigualdades do sistema educacional brasileiro

“A ação formativa dos Pré-Universitários Populares coloca-se como um lugar onde conteúdos programáticos e luta política se relacionam intensamente com a perspectiva da transformação social.”

Carmo Thum é doutor em Educação pela Unisinos.

Por uma esquerda mais ampla e moderna. O desafio de sair da bolha e voltar a governar

“É compreensível que quem está na luta por justiça no caso Marielle se incomode com a identificação dessa pauta ao Lula Livre.”

Tatiana Roque é professora do Instituto de Matemática da UFRJ e da Pós-graduação em Filosofia do IFCS/UFRJ.

Tensionar continuamente as relações sociais e institucionais. Um estilo de governo inspirado no chavismo

“A todo momento o presidente da República e seus ministros falam e editam decretos que afrontam a autonomia do Legislativo e do Judiciário.”

Paulo Baía é professor do Departamento de Sociologia da UFRJ.

As transformações do Exército Brasileiro e as tensões entre a identidade militar e as influências do mundo civil

“No decorrer da história do Exército Brasileiro, os ideais da modernidade foram adotados conscientemente por meio da invenção de uma série de tradições que passaram a ser cultuadas na instituição para formatar de modo homogêneo a mente dos oficiais.”

Cláudio Leite é doutor em Ciências Sociais pela Unisinos, professor efetivo do magistério federal, lotado no Comando do Exército.