Edição 536 | 13 Mai 2019

Vai, malandra. O despertar ontológico do planeta fome

A edição 283 dos Cadernos IHU Ideias apresenta o artigo Vai, malandra. O despertar ontológico do planeta fome, de Armando de Melo Lisboa. O autor apresenta os processos criativos pelas periferias brasileiras para a superação das condições de subalternização às disputas e “conflitos entre os interesses econômicos das elites brasileiras”, que conceitua como “projeto cupulistas de nação”.

Lisboa destaca alguns empreendimentos populares como Favela Holding, cursos pré-vestibular popular, bancos comunitários, associação de agricultores ecológicos, entre outros. Para o autor essas organizações populares são processos de descolonização, por serem forças “auto espontânea, completamente descentralizadas, superando seculares barreiras de preconceito, classe e geografia”, e que atuaram na contramão dos governos petistas, que não incentivaram esses modelos, pelo contrário fizeram “a opção pelo grande capital”.

Armando Lisboa percebe nesse processo o emergir de grupos étnicos que desafiam o poder colonial, adentrando nas transformações do século XXI sem a dependência centralista do Estado. Para o autor, o “Brasil se inserirá criativamente na vida global”, de “forma inclusiva; aberto para o mercado; e inserido internacionalmente”. Por fim, defende que “as lutas pela dignidade e os esforços autonômicos e includentes são lutas e processos ontológicos, pois visam, em primeiro lugar, à superação da colonial condição de ‘não-ser’ e ao restabelecimento da plena humanidade”.

Armando de Melo Lisboa é doutor em Sociologia Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa (2004). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido presidente da Associação de Professores da UFSC (APUFSC) entre 2006 e 2010, e exercido a Chefia do Departamento de Economia e Relações Internacionais entre 2011 e 2015. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, economia solidária, desenvolvimento, economia popular, economia ecológica e sociologia econômica.

A versão completa deste Cadernos IHU Ideias.

Estas e outras edições dos Cadernos Teologia Pública também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.