Edição 212 | 19 Março 2007

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Rock 'n' Roll na Veia

Há quem diga que é coisa do demônio. Outros falam em sinônimo de drogas, loucura, rebeldia. Para entender um pouco mais do rock ‘n’ roll e por ocasião da criação do curso sobre o tema na Unisinos, a IHU On-Line dessa semana debate esse gênero musical que “identifica o século XX como o Minueto identificou o século XVIII e a Valsa o século XIX” segundo constata Cristina Capparelli Gerling.

Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii (“Acho que agora rock ‘n’ roll é sinônimo de propaganda de refrigerantes”), Wander Wildner (“Eu assumo que sou totalmente brega”), Frank Jorge, um dos roqueiros mais conhecidos do Rio Grande do Sul, além de Antônio Marcus Alves de Souza, autor do livro Cultura Rock e Arte de Massa, Johnny Lorenz, que descreve a relação do rock ‘n’ rolll com o free writing e stream of consciousness, são alguns dos entrevistados desta edição.

Para surpresa da mídia européia, o premiado documentário O Grande Silêncio (Die Grosse Stille) de Philip Gröning é um sucesso de público e bilheteria. No dia 23 de março, sexta-feira, o documentário será exibido no IHU. Faustino Teixeira, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPGCIR), da Universidade Federal de Juiz de Fora, e o professor Carlos Frederico Barboza de Souza, professor de Cultura Religiosa na PUC-MG e doutorando em Ciência da Religião do PPGCIR/UFJF, comentam o filme neste número.

No dia 21 de março, estará conosco o Prof. Dr. Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ. Ele exporá e debaterá as obras de Saint-Simon, Fourier e Owen, socialistas anteriores a Karl Marx. A conferência integra os Ciclos Repensando os Clássicos da Economia e Fundamentos Antropológicos da Economia.

A trilogia das cores de Krizstof Kieslowski, que integra a programação de Páscoa 2007 - Cultura, Arte, Esperança, prossegue com a exibição e o debate dos filmes A Igualdade é branca, no dia 20 de março, e A fraternidade é vermelha, no dia 26 de março.

A todas e todos uma ótima semana e uma excelente leitura!

Últimas edições

  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição
  • Edição 549

    Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

    Ver edição