Edição 534 | 15 Abril 2019

Linha do tempo

Confira algumas notícias publicadas recentemente no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Lula e Marielle, símbolos de duas esquerdas separadas nas ruas

Ato da campanha Lula Livre, semanas depois das homenagens à vereadora assassinada, marcam as diferenças de idade e prioridades temáticas das mobilizações progressistas.

Reportagem de El País, reproduzida nas Notícias do dia de 08-04-2019.

Papa denuncia que "a rica Europa e a América vendem armas para matar as crianças"

Foi forte a denúncia feita hoje pelo Papa contra o tráfico de armas e o "sistema econômico injusto" que atualmente impera no mundo. "Somos artífices das diferenças, da dor e da pobreza. Por que hoje no mundo há tantas crianças com fome? É Deus que cria essa diferença? Não, é este sistema econômico injusto, onde a cada dia há menos ricos com mais dinheiro e mais pobres sem nada", criticou Francisco, ao receber, em audiência, docentes e estudantes do Instituto São Carlos de Milão, no norte da Itália.

Reportagem de Religión Digital, reproduzida nas Notícias do Dia de 08-04-2019.

Bolsonaro quer explorar Amazônia com os Estados Unidos

Em entrevista a emissora de rádio, presidente conta que propôs a Donald Trump parceria para exploração da região. Bolsonaro promete ainda rever demarcação de terras indígenas.

Reportagem é publicada por Deutsche Welle, reproduzida nas Notícias do Dia de 09-04-2019.

Essas mães repudiam o pacote anticrime de Moro

Marcia, Glaucia, Janaína e Laura têm uma luta em comum: provar que os filhos foram mortos ilegalmente em ações policiais. Casos vão de execução por causa de um pacote de pipoca a tiro no rosto dentro do camburão.

Reportagem publicada por Deutsche Welle, reproduzida nas Notícias do Dia de 09-04-2019.

Corte orçamentário anunciado pelo governo pode provocar paralisia e morte de políticas sociais de saúde e de educação

Ministério da Educação sofreu bloqueio de R$ 5,83 bilhões, o equivalente a 25% do valor previsto no Orçamento. Já a Saúde teve o congelamento de R$ 599 milhões, 3% do que foi orçado para 2019.

A reportagem publicado por EPSJV/Fiocruz, reproduzida nas Notícias do Dia de 08-04-2019.

“A Amazônia é nossa” – Um Sínodo para a Pan-Amazônia. Dom Erwin Kräutler apresenta 10 desafios para Igreja na Amazônia

“A Amazônia é nossa”. O mote governamental para justificar a chamada integração da região amazônica e a sua exploração a partir do discurso de desenvolvimento foi o fio condutor da exposição do bispo emérito da prelazia do Xingu/PA e coordenador da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, dom Erwin Kräutler, na aula inaugural da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte/MG, no último mês de março. Na ocasião, falou da Amazônia como “um desafio para a Igreja e a humanidade” e elencou dez grandes desafios para a Igreja na Amazônia que ele espera que sejam debatidos na próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos, entre os dias 6 e 27 de outubro.

A reportagem publicada por REPAM, reproduzida nas Notícias do Dia de 09-04-2019.