Edição 533 | 01 Abril 2019

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira algumas das notícias reproduzidas recentemente no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

Para uma transição ecológica... e feminista

“A relação entre o combate ecológico e a questão do feminismo parece-me ainda mais óbvia, uma vez que o machismo e o patriarcado, em vigor nos últimos 5000 anos, levaram à destruição da Terra”. A reflexão é de Gaël Giraud, economista e jesuíta francês, em artigo publicado por La Vie, 20-03-2019.

“O problema da esquerda não é a pauta dita identitária, mas sim a lacração”

No ano passado, a filósofa e matemática Tatiana Roque, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, decidiu se filiar ao Partido Socialismo Liberdade - PSOL e se candidatar a deputada federal pelo Rio, conseguindo 15.789 votos. Não foi o suficiente para entrar na Câmara dos Deputados. De volta à vida acadêmica, Roque agora ajuda a articular um movimento transversal de pessoas independentes que não se encaixam ou não se identificam com as correntes de partidos como o PT e o próprio PSOL, mas que querem fazer política e ter propostas progressistas concretas. Entrevista de Felipe Betim, publicada por El País, 24-03-2019.

Projeto: Análise de políticas de saúde no Brasil

Doutora em Ciência Política, militante e teórica com papel fundamental na construção da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS), Sônia Fleury é a entrevistada do mês de junho do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS). A entrevista foi publicada por Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) e reproduzida nas Notícias do Dia de 29-07-2019, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Câmara envia recado indigesto a Bolsonaro antes de analisar Previdência

A terça-feira deveria ter sido o marco dos primeiros passos da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A abertura com chave de ouro para o Governo seria o ministro da Economia, Paulo Guedes, explicando aos parlamentares os detalhes da proposta de emenda constitucional enviada pela gestão Jair Bolsonaro (PSL). Uma demonstração de respeito ao Parlamento. Mas, avaliando o clima político desfavorável após os bate-bocas das últimas semanas e notando que a oposição se preparava para uma série de questionamentos, Guedes se negou a debater com os deputados. Foi chamado de "fujão" pelos opositores. Reportagem de Afonso Benites, publicada por El País, 26-03-2019.

"Querem que os refugiados morram afogados". Papa denuncia a injustiça de bloquear os navios da ONG Open Arms

Francisco, ao responder ao jornalista espanhol do canal espanhol LaSexta, afirmou: “Manter o navio parado é uma injustiça. Para que se faz isso? Para que se afoguem.” Foi assim que o Papa Francisco respondeu ao jornalista espanhol Jordi Évole quando perguntado se sabia que, “no porto de Barcelona, o navio da Open Arms estava parado”. Reportagem de Nello Scavo, publicada em Avvenire, 27-03-2019.

Reforma da Previdência de Bolsonaro sacrifica os mais pobres, afirma CNBB

Reunidos entre os dias 26 e 28 de março na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), os bispos que integram o Conselho Permanente da entidade emitiram uma mensagem na qual demonstram preocupação com a Reforma da Previdência - PEC 06/2019. Reportagem do Conselho Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB, 28-03-2019.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição