Edição 211 | 12 Março 2007

A última tentação de Cristo

IHU Online

Ciclo de filmes Jesus no cinema

A dupla de professores Miriam Rossini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  e Bruno Glaab, da Escola Superior de Teologia (EST), comenta o filme A última tentação de Cristo, que será exibido na Livraria Padre Reus sábado, no dia 17-03-2007, dentro das atividades do Ciclo de Filmes Jesus no Cinema, organizado pelo IHU. O Ciclo faz parte do evento Páscoa 2007 – Cultura, arte, esperança. A última tentação de Cristo, de Martin Scorsese (Touro indomável), leva às telas a história de Jesus Cristo caso ele tivesse optado por seguir uma vida comum, com esposa, filhos e um dia-a-dia normal. Indicada ao Oscar, a produção tem no elenco Willem Dafoe como Jesus Cristo e Harvey Keitel no papel de Judas.

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bacharel e licenciada em História pela UFRGS, Rossini cursou mestrado em Artes e Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese Teixeirinha e o cinema gaúcho, publicado pela Fumproarte em 1996. Cursou doutorado sanduíche na UFRGS e na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (EHESS), na França, com a tese As marcas do passado: o filme histórico como efeito de real. Este à frente de inúmeras atividades no IHU, sendo a mais recente xxxxxxxxxxx (aqui será completado na segunda-feira, porque o servidor está fora do ar e não temos como acessar o banco de dados).

Glaab é graduado em Teologia pela PUCRS, mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com a tese A diaconia do Filho do Homem - Análise teológica de Mc 10,45. É autor de O Modelo Igreja Serviço. Porto Alegre: Edições EST, 1996 e Introdução à Bíblia. Porto Alegre: Arquidiocese de Porto Alegre, 2006.

Título Original: The Last Temptation of Christ
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 163 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1988
Estúdio: Universal Pictures / Cineplex Odeon Films
Distribuição: Universal Pictures
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader, baseado em livro de Nikos Kazantzakis
Produção: Barbara De Fina
Música: Peter Gabriel
Fotografia: Michael Ballhaus
Desenho de Produção: John Beard
Direção de Arte: Andrew Sanders
Figurino: Jean-Pierre Delifer
Edição: Thelma Schoonmaker
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic

SINOPSE

Jesus (Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior, ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, sendo, então, preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum.