Edição 532 | 18 Março 2019

Mistério da economia (divina) e do ministério (angélico)

A edição 280 dos Cadernos IHU Ideias apresenta o texto Mistério da economia (divina) e do ministério (angélico), de Alan Gignac. A hipótese central defendida por Alain Gignac, no presente artigo, é que “Agamben busca, num primeiro momento, articular a vida interna e eterna de Deus com sua ação providencial e temporal no mundo, duas faces distintas de uma mesma medalha que nunca devem ser separadas”. Já em um segundo momento, o autor atesta que Agamben parece demonstrar de forma precisa esse ponto de não separação, que a política moderna, infelizmente, adquiriu apenas a parte imanente do dispositivo econômico, promovendo, desta forma, um sério e profundo desequilíbrio, dando origem à biopolítica. “A solução de Agamben consiste em encontrar articulação bipolar original, redescobrindo a dimensão contemplativa ociosa da vida divina, ou melhor, do tempo messiânico”.

Alain Gignac é doutor em Teologia Prática, diretor do Instituto de Estudos Religiosos da Faculdade de Artes e Ciências (Faculdade de Teologia e Ciências da Religião da Universidade de Montreal) do Canadá, desde 1999, onde leciona Novo Testamento. Especializado no corpus paulino, ele interessa-se pelos métodos de análise sincrônica (retórica, estrutural, narratológica e intertextual) e os seus impactos hermenêuticos.

Acesse a versão completa deste Cadernos IHU Ideias.