Edição 531 | 17 Dezembro 2018

China, Juventudes, Revolução 4.0, Economia, Literatura, Políticas Públicas são temas da programação do IHU para 2019

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Ricardo Machado

Para o ano de 2019, a agenda de programação do Instituto Humanitas Unisinos - IHU está recheada de novos eventos sobre variadas temáticas e com ampliação da programação na Unisinos Porto Alegre. Somente no primeiro semestre serão oito atividades, de ciclo de palestras a cinedebates, passando por jornadas de estudos. Os eventos, cabe lembrar, seguem a tradição do IHU, sendo amplamente abertos não somente para estudantes mas também para toda a comunidade.

As informações detalhadas sobre cada um dos eventos podem ser acessadas na página de eventos do IHU. A seguir, apresentamos brevemente cada um dos eventos que compõem a programação do primeiro semestre.

 

4º Ciclo de Estudos Revolução 4.0. Impactos nos modos de produzir e viver

Dando continuidade aos debates sobre as transformações tecnocientíficas, o 4º Ciclo de Estudos Revolução 4.0. Impactos nos modos de produzir e viver realiza cinco conferências para tratar de um dos temas mais relevantes da contemporaneidade. A exemplo das demais revoluções, a atual que vivemos produziu inovações tecnológicas tais como inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, nanotecnologia, biotecnologia e armazenamento de energia. O que há de novo em relação às predecessoras é a fusão, cada vez mais difícil de delimitar, das dimensões física, digital e biológica. Tudo isso produz novos modos de viver, impactando a forma como as pessoas se relacionam no mundo do trabalho e nos modos de aprendizagem. O evento ocorre de 25 de março a 29 de maio de 2019, nos campi São Leopoldo e Porto Alegre da Unisinos. Saiba mais.

Ciclo de Estudos A China e o mundo. A (re)configuração geopolítica global

O crescente protagonismo chinês no cenário global se tornou um dos mais importantes vetores geopolíticos no contexto atual. Entender a atuação da China e suas complexidades históricas, políticas e culturais é uma tarefa que se apresenta como um tremendo desafio, sobretudo ao Ocidente. Em termos globais, esta é a primeira vez que o predomínio europeu e norte-americano se vê realmente ameaçado por uma potência oriental que opera a partir de suas próprias lógicas e dinâmicas. O processo é classificado, por alguns autores, como “orientalização”. Dentro da atual conjuntura, a proposta do evento é pensar o Brasil e suas possibilidades de desenvolvimento em perspectiva com estas possíveis mudanças geopolíticas. O evento ocorre no dia 7 de maio, na Unisinos Porto Alegre. Saiba mais.


Ciclo de Estudos As juventudes do Brasil. Mutações e (im)possibilidades

Mais do que o atravessamento comum a muitas pautas, o tema da Juventude engendra todo um universo de discussões, incompreensões e análises. Para adentrar nesse universo, o IHU realiza o Ciclo de Estudos As juventudes do Brasil. Mutações e (im)possibilidades, cujo objetivo é compreender as juventudes da contemporaneidade no Brasil, seus protagonismos, possibilidades e limites. As conferências abordam desde temas relacionados às dimensões psicológicas desses jovens até aspectos da religiosidade e da formação cultural e intelectual. Compreender os caminhos trilhados pelos jovens pode ajudar a entender desafios atuais e futuros, sobretudo no que diz respeito aos projetos políticos nacionais que vêm se desenhando. O evento ocorre de 28 de março a 30 de maio de 2019. Saiba mais.

Juventudes, redes sociais e suas (des)conexões

Outro evento do IHU que discute centralmente a questão da Juventude tem como horizonte e público-alvo agentes pastorais. Intitulado Juventudes, redes sociais e suas (des)conexões, a programação retoma debates da 47ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que vem discutindo aspectos da Igreja e suas interconexões com a internet, sobretudo em sua presença nas redes sociais, o que causa profundas transformações nas formas de convívio social e nos aspectos relacionados à religiosidade cristã, em sentido amplo, e, mais especificamente, católica. Diante disso, o evento se propõe a pensar e debater sobre os desafios e possibilidades das mídias e redes sociais para evangelização. Pensar tais implicações significa colocar em pauta os temas das juventudes em perspectiva com a vivência da fé cristã e de seu engajamento eclesial. O evento ocorre no dia 18 de maio de 2019, na Unisinos Porto Alegre. Saiba mais.

Páscoa IHU – Políticas Públicas

Seguindo a tradição do Instituto, a Páscoa IHU, que chega à sua 16ª edição, terá como fio condutor o debate sobre as Políticas Públicas. Quando utilizadas como ferramenta de luta e produção de justiça social, as políticas públicas se tornam como dispositivos de acesso a direitos cidadãos e enfrentamento das mais diversas vulnerabilidades presentes em nossa sociedade. Dado que o cenário atual impõe inúmeras adversidades, (re)pensar as políticas públicas no atual contexto, debatendo os principais desafios e possibilidades, torna-se uma tarefa urgente. A institucionalização da austeridade fiscal como paradigma político e o corte de gastos no orçamento público para áreas como educação e saúde impõem a necessidade de uma profunda discussão sobre os impactos dessas políticas no cenário brasileiro. O evento ocorre de 11 de março a 25 de abril de 2019, na Unisinos São Leopoldo.

I Ciclo Ontologias Anarquistas

Para pensar as questões contemporâneas desde paradigmas não hegemônicos, o I Ciclo de Palestras Ontologias Anarquistas promove uma articulação entre o pensamento acadêmico, filosófico, psicanalítico, literário e poético em perspectiva com questões contemporâneas. Se o fim do mundo ou de um mundo, tal qual está dado, torna-se uma possibilidade real, restabelecer conexões com pensamentos e cosmologias historicamente marginalizadas – como dos povos ameríndios, por exemplo – se torna uma forma alternativa de propor novas questões. O esgotamento e a necessidade de reformulação de categorias típicas da Modernidade tensionam nossas formas de pensamento diante do fim de um mundo simbólico (a Modernidade) e concreto (a emergência do Antropoceno). O evento ocorre na Unisinos Porto Alegre, de 3 de abril a 30 de maio de 2019. Saiba mais.

Cinedebates IHU

Pensando em outras linguagens para apresentar os eixos de trabalho do Instituto, o evento Cinedebates IHU promoverá a exibição de filmes e debates sobre temas contemporâneos em perspectiva com aspectos centrais de atuação do IHU: Ética, Trabalho, Sociedade Sustentável, Mulheres – sujeito sociocultural e Teologia Pública. Os filmes que serão debatidos são Uma noite de 12 anos, Eu, Daniel Blake, Pantera Negra, Hannah Arendt e Ex-Pajé, cada um deles relacionado, respectivamente, a cada um dos eixos de atuação do IHU. O evento é gratuito e ocorre na Unisinos Porto Alegre, de 20 de março a 25 de maio. Saiba mais.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição