Edição 531 | 17 Dezembro 2018

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Veja algumas notícias reproduzidas na seção Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU


Leonardo Boff: amigo do bem

"Leonardo fez ao longo da vida quatro grandes balanços: nos 50, 60, 70 e agora aos 80. Minha intenção aqui, neste breve texto, é captar o que ocorreu nesta revisão de vida que Leonardo foi fazendo em cada um desses passos".

O texto é de Faustino Teixeira, publicado nas Notícias do Dia do IHU, em 14-12-2018.


Quase metade dos jovens brasileiros com diploma está fora da área de formação

O número de brasileiros que concluíram o ensino superior e estão trabalhando fora de sua área de atuação aumentou neste ano. Entre os jovens, esse grupo teve acréscimo de seis pontos percentuais e já representa 44,2% do total de formados. Se consideradas todas as idades, a parcela é de 38%, o maior patamar desde o início da série histórica, em 2012.

A reportagem é de Fernanda Nunes, publicada por O Estado de S.Paulo, 13-12-2018, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 14-12-2018.

A democracia em suspenso, 50 anos do AI-5

o termo revolução é carregado de toda uma semântica particular, designando uma espécie de contrarrevolução ao que seria a ascensão comunista no Brasil, manifesta na figura de Jango, ex-ministro de Getúlio Vargas que, na década de 1930, havia mandado cassar, prender, deportar e torturar integrantes do Partido Comunista Brasileiro – PCB. Do delírio anticomunista dos anos 1960, restou apenas as sombras dos dez anos mais duros da ditadura civil-militar.

A reportagem é de Ricardo Machado e Wagner Fernandes de Azevedo publicada nas Notícias do Dia do IHU, em 13-12-2018.

“Bolsonaro afronta e confronta os indígenas”

Em entrevista à revista Globo Rural, Cleber Buzatto, secretário-executivo do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), órgão vinculado à Igreja Católica, disse que as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro sobre os indígenas são desrespeitosas e estão alimentando o preconceito e até atos de violência contra algumas tribos em regiões como Rondônia.Parolin, celebrará em São Pedro pela paz na península coreana, da que também participará o católico Moon.

A entrevista é de Bruno Blecher, publicada por Globo Rural, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 13-12-2018.


“Bolsonaro promete um muro de vergonha para o meio ambiente”.

“Uma derrota”. É assim que Marcio Astrini, coordenador de políticas públicas do Greenpeace e membro da coordenação do Observatório do Clima, classifica a retirada da candidatura do Brasil para sediar a próxima Conferência sobre as Mudanças Climáticas da ONU no ano que vem, a COP25. Durante a Conferência do ano passado, o Brasil anunciou a candidatura para sediar o evento em 2019.

A entrevista com Marcio Astrini é de Marina Rossi, publicada por El País, e reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 4-12-2018.


Agrotóxicos. Uma questão de saúde

Movimentos sociais, sanitaristas e organizações internacionais apontam as contradições do atual sistema agroalimentar, produtor de doença e injustiça social. A agroecologia ganha importância no debate sobre o que fazer para superar o modelo da ‘revolução verde’.

O artigo é de André Antunes, publicado no portal EPSJV/Fiocruz, reproduzido nas Notícias do Dia do IHU, em 4-12-2018.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição