Edição 211 | 12 Março 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Outras entrevistas e artigos publicadas nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Entrevista com Philippe Gröning
Título: O Grande Silêncio
Confira nas Notícias Diárias do dia 07-03-2007
Dezessete anos depois de ter pedido permissão, Philipp Gröning conseguiu filmar a Grande Cartuxa, na França. O documentário, grande sucesso de público na Alemanha, Itália, França e Portugal, intitula-se O Grande Silêncio. Em entrevista à revista francesa La Vie, 14-12-2006, o diretor alemão narra os seis meses que viveu  com os monges.

Artigo de Eugenia Zerbini
Título: Dia Internacional da Mulher. Será que temos o que comemorar?

Confira nas Notícias Diárias do dia 08-03-2007
"Abre-se uma janela para o relançamento do movimento de mulheres, resgatando aqueles passos pioneiros de 1857”, escreve Eugenia Zerbini, advogada, mestre e doutora em direito, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo.

Entrevista com Fernando Lugo
Título: A política deve ser instrumento de santidade.

Confira nas Notícias Diárias do dia 08-03-2007
O líder da oposição e favorito para as próximas eleições presidenciais descreve os objetivos de sua coalizão, marca diferenças com Chávez e Evo e diz que o querem matar, afirma o bispo Fernando Lugo em entrevista para o jornal argentino Página/12.

Entrevista com Giacomo Marramao
Título: Globalização e singularidade.

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-03-2007
A globalização fez furor nos anos 90 e por um tempo pareceu designar um fenômeno de integração mundial sem proporções na história. Porém, não tardaram as críticas. No panorama geopolítico de hoje o conceito já não entusiasma, mas talvez seja apressado jogá-lo no lixo, assim como o conceito de mundialização. Essa é a tese do italiano Giacomo Marramao, professor de filosofia política na Universidade de Roma III.

Entrevista com Luc Ferry
Título: Por uma espiritualidade sem Deus

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-03-2007
Luc Ferry, filósofo, ex-ministro francês da educação, professor da universidade de Paris VII, concedeu uma entrevista ao jornal Zero Hora, 10-03-2007, onde afirma existir "uma espiritualidade leiga, que constitui o núcleo da filosofia"