Edição 528 | 17 Setembro 2018

O Modelo atual de Capitalismo e suas formas de Captura da Subjetividade e de Exploração Social

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A edição 277 dos Cadernos IHU ideias traz o texto O Modelo atual de Capitalismo e suas formas de Captura da Subjetividade e de Exploração Social, de José Roque Junges. No texto de apresentação, o autor afirma que a história do capitalismo, desde a sua fase mercantilista, passando pelo liberalismo até o modelo atual neoliberal, financeiro globalizado, passou por diversas reformulações e adaptações para superar as suas crises periódicas. As suas teses fundamentais, contudo, permaneceram sempre as mesmas: a centralidade do mercado e a busca do interesse individual de cada um como formas de favorecer o coletivo, a célebre mão invisível do mercado. Como a sua dinâmica não é a distribuição dos recursos para construir a justiça, mas a concentração de capitais para maximizar o lucro, o capitalismo sempre provocou desigualdade e exclusão social. A obra de Thomas Piketty (2014, 2015) demonstra esse aspecto inerente ao funcionamento do capitalismo: crescente produção de desigualdade que, com o passar do tempo, torna-se intolerável, provocando uma reação social.

 

José Roque Junges é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), especialista em História do Brasil Contemporâneo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidad Catolica de Chile (1980) e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Università Gregoriana de Roma, Itália (1985). Atualmente é professor de bioética nos cursos de graduação da área de saúde e professor/pesquisador do PPG em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Acesse versão completa deste Cadernos IHU ideias.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição