Edição 528 | 17 Setembro 2018

A Teologia da Missão à luz da Exortação Apostólica Evangelii gaudium

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Cadernos Teologia Pública, em seu número 137, apresenta o artigo A Teologia da Missão à luz da Exortação Apostólica Evangelii gaudium, de Paulo Suess. Na apresentação do texto, o autor afirma que, desde o Vaticano II (1962-1965), a Teologia da Missão é Teologia Fundamental, que assumiu como tarefa teológica os desafios fundamentais da nossa época: a redistribuição dos bens, o reconhecimento da alteridade, a denúncia de um novo colonialismo com a máscara de progresso e a desaceleração das condições de vida e dos processos de trabalho. No interior desses desafios, a construção da paz universal como desdobramento do diálogo intercultural, interdisciplinar, ecumênico e inter-religioso se torna substrato de toda a reflexão missiológica. Em sua Exortação Apostólica Evangelii gaudium, o Papa Francisco descreve essas tarefas como ruptura com as estruturas que sacrificam a vida e com as mentalidades de colonização para construir redes de solidariedade como uma nova “cultura do encontro” marcada por “uma harmonia pluriforme” (EG 220) e “sobriedade feliz” (LS 224s).

 

Paulo Suess é graduado em Teologia pela Universidade de Muenchen (1964) e doutor em Teologia Fundamental pela Westfaelische Wilhelms-Universitaet Muenster (1977), Alemanha. Atualmente é assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e professor convidado de várias instituições acadêmicas nacionais e internacionais.

Acesse versão completa do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição