Edição 528 | 17 Setembro 2018

Linha do tempo

Veja alguma notícias reproduzidas na seção Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

O trabalho e a inteligência artificial. Entre o temor e o otimismo

O desenvolvimento da inteligência artificial supõe desafios para o mundo do trabalho. As visões otimistas e as fatalistas imaginam futuros antagônicos. O certo é que a inteligência artificial destruirá empregos atualmente existentes e gerará outros de maior qualificação. Existe alguma forma de governar esse futuro?

Análise é de Daniel Blinder, publicada por Nueva Sociedad e reproduzida por CPAL Social em 10-09.

Invertendo o curso: clericalismo, centralização e reforma da Igreja

Mudar o curso da Igreja em relação à centralização e ao clericalismo exigirá uma mudança no coração e na cultura dos católicos.

A opinião é do historiador italiano Massimo Faggioli, professor da Villanova University, nos Estados Unidos, em artigo publicado por La Croix International, em 10-09.

Irlanda. Papa pede à Igreja que indenize por fossa comum

O Papa Francisco exortou a Igreja irlandesa a pagar indenizações por sua participação no escândalo de um orfanato católico no qual se descobriu uma fossa comum com os restos de centenas de crianças.

A reportagem é publicada por 20 minutos, em 13-09.

Mais da metade dos brasileiros não tem diploma do ensino médio, aponta OCDE

O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas sem diploma do ensino médio: mais da metade dos adultos (52%) com idade entre 25 e 64 anos não atingiram esse nível de formação.

Informação publicada por BBC Brasil em 11-9.

“Tempestade perfeita” ameaça saúde no país, alerta sanitarista

Aumento da mortalidade infantil, redução da cobertura vacinal, epidemias variadas, violência maior, retrocessos no combate à Aids, às doenças mentais, nas políticas sobre drogas. Cortes nos orçamentos, nos programas sociais, desemprego enorme, achatamento nos salários, pesquisas paradas.

Reportagem produzida pelo portal Tutaméia, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU em 14-9-2018.

Reforma trabalhista: 78,4% dos postos criados são intermitentes ou parciais

Desde a entrada em vigor da reforma, houve redução da ocupação em geral, mas em especial dos empregos com carteira assinada. Verifica-se a substituição dos contratos formais por outros atípicos, com o consequente aumento na desigualdade de renda.

Artigo publicado pelo Brasil Debate, reproduzido nas Notícias do Dia do IHU em 14-9-2018.