Edição 527 | 27 Agosto 2018

Amoris Laetitia: aspectos antropológicos e metodológicos e suas implicações para a teologia moral

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Cadernos Teologia Pública, em seu número 136, apresenta o artigo Amoris Laetitia: aspectos antropológicos e metodológicos e suas implicações para a teologia moral, de Todd Salzman e Michael G. Lawler. Na apresentação da obra, os autores escrevem: “No voo de volta de sua visita à África, o Papa Francisco refletiu sobre a relação complexa entre a realidade e o ensino da Igreja. Ao ser perguntado se a Igreja não deveria cogitar uma mudança em sua proibição absoluta do uso de preservativos para evitar a disseminação do HIV/Aids, o Papa respondeu que a pergunta lhe parecia pequena demais. ‘Creio que a moralidade da Igreja quanto a este ponto se encontra em um dilema: trata-se do quinto ou do sexto mandamento? Defender a vida, ou a relação sexual está aberta para a vida? Mas esse não é o problema.’ A resposta de Jesus é profética, assim como o é a do Papa. Ela prenuncia uma mudança de foco na maneira como o Magistério e os especialistas em ética teológica católica deveriam priorizar questões referentes à justiça social e à ética sexual e como, portanto, deveriam abordar essas questões em termos antropológicos e metodológicos”.

 

Todd Salzman é doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Foi professor na University San Diego. Atualmente leciona na Creighton University. Foi homenageado pelas Nações Unidas e várias organizações não governamentais - ONGs, em Nova York, em 2001.

Michael G. Lawler é graduado em Matemática pela Universidade de Dublin e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - PUG, em Roma. É Ph.D. em Teologia Sistemática pelo Instituto Aquinas de Teologia, em Saint Louis.

Acesse versão completa do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição