Edição 526 | 13 Agosto 2018

Uma crítica filosófica à teoria da Sociedade do Espetáculo em Guy Debord

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A edição 276 dos Cadernos IHU ideias traz o texto de Atilio Machado Peppe em que analisa a obra do filósofo francês Guy Debord. Segundo ele, a teoria da Sociedade do Espetáculo está no bojo das insurreições do Maio de 68 e “é uma ousada tentativa contemporânea de atualização da crítica marxiana de superação revolucionária do capitalismo”. O autor ainda explica que “tal sistema imerso na superabundância de mercadorias teria se tornado imensa acumulação de espetáculos mediada por uma cultura alienante de consumidores passivos”. “Debord aposta na consciência revolucionária de pequenos conselhos operários independentes para contrarrestar as representações espetaculares. Mas, ao superestimar o poder revolucionário desses grupos, revelam-se pressupostos filosóficos que a crítica filosófica inspirada em Lima Vaz considera ineficazes em face de uma crise civilizacional complexa cuja superação exige uma práxis ético-política fundada nas sabedorias do Bem Viver”, completa Peppe.

 

Atilio Machado Peppe é doutorando do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, bolsista da Capes. Graduado em Filosofia na Faculdade dos Jesuítas RJ, graduado em Economia na PUC-SP e mestre de Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG em exercício na SRTE-SP.

Acesse versão completa deste Cadernos IHU ideias.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição