Edição 526 | 13 Agosto 2018

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leis alguns destaques publicados nas Notícias do Dia, no sítio do IHU

Além da pena de morte: a evolução da doutrina. Artigo de Andrea Grillo

“A modificação do n. 2.267 do Catecismo da Igreja Católica é o símbolo de um caminho de tradução da tradição, do qual devemos abordar muitas outras passagens igualmente delicadas: com paciência vigilante e audácia confiante.” A opinião é do teólogo italiano Andrea Grillo, professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, do Instituto Teológico Marchigiano.

O artigo foi publicado por Come Se Non e reproduzido nas Notícias do Dia, em 06-08-2018.

***

A sobrevivência dos mais ricos e como tramam abandonar o barco

Para os multimilionários, o futuro da tecnologia consiste em sua capacidade de fuga. O objetivo é transcender a condição humana e se proteger da mudança climática, os grandes fluxos migratórios, as pandemias globais. O artigo é de Douglas Rushkoff, escritor, documentarista e palestrante estadunidense.

O artigo foi publicado por Ctxt e reproduzido nas Notícias do Dia, em 1-8-2018.

***

China: outro modelo neoliberal ou outra forma de mercado? Um debate entre Gaia Perini e Gabriele Battaglia

A partir da entrevista com Martin Jacques publicada em New Internationalist, desenvolveu-se um interessante debate entre Gaia Perini e Gabriele Battaglia, ambos especialistas em China.

Propomos a leitura da sua troca de opiniões, publicada em Effimera, 23-08-2018, e reproduzida nas Notícias do Dia, em 10-08-2018.

***

A transparência é uma cura geral? A crise dos abusos e os riscos da revolução eclesial. Artigo de Massimo Faggioli

“Este é um tempo de desolação para a Igreja, como reconheceu o Papa Francisco em janeiro passado, quando estava em Santiago do Chile", escreve o historiador italiano Massimo Faggioli, professor de Teologia e Estudos Religiosos na Villanova University, nos Estados Unidos, em artigo publicado por Commonweal, 08-08-2018, e reproduzida nas Notícias do Dia, em 10-08-2018.

***

“As empresas tecnológicas buscam monetizar cada instante da vida”. Entrevista com Éric Sadin

Éric Sadin, de gestos extravagantes e bom humor, parece um rock star: camisa branca com colarinho que sobressai colorido, calças apertadas e coturnos. Também cabelo cumprido e volumoso, ao estilo Andrés Calamaro, para que tenham uma referência física. Veio a Buenos Aires, por alguns dias, apresentar seu último livro, La silicolonización del mundo, que se refere aos perigos de se deixar subjugar por uma tecnologia que mede o que fazemos para o transformar em dados mercantilizados. Em nosso país [Argentina], é publicado pela editora Caja Negra, a mesma que no ano passado publicou outro livro seu formidável: La realidad aumentada. Agora, conta, trabalha em outro livro que seguirá a mesma linha: chamar a atenção para os avanços tecnológicos que retiram do ser humano sua independência.

A entrevista é de Alejandro Duchini, publicada por La Gaceta, 12-08-2018, e reproduzida nas Notícias do Dia, em 10-08-2018.

***

Xingu, o rio que pulsa em nós: Juruna denunciam impactos de Belo Monte

Em livro lançado hoje (8), indígenas apresentam os resultados do monitoramento feito durante quatro anos na Volta Grande do Xingu (PA).

A reportagem é de Isabel Harari, publicada por ISA, 09-08-2018, e reproduzida nas Notícias do Dia, em 13-08-2018.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição