Edição 526 | 13 Agosto 2018

Destaques On-Line

Confira algumas das entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Da incerteza radical à necessidade de se construir uma alternativa progressista

Giuseppe Cocco, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e editor das revistas Global Brasil, Lugar Comum e Multitudes e Moysés Pinto Neto, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas, analisam as articulações e alianças para as eleições de 2018.

***

O jogo da política nas eleições presidenciais e as tensões entre a habilidade e o risco

Roberto Romano, professor aposentado de Ética e Filosofia na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Rudá Ricci, professor do curso de mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara; Ivo Lesbaupin, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e membro da ONG Iser Assessoria; e Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo – USP, analisam as estratégias de alianças do PT para as eleições e o anúncio da Capes de que o contingenciamento de recursos ameaça a manutenção das pesquisas no Brasil.

***

O surto de sarampo é um relaxamento da saúde pública e da população

Marcus Lacerda, professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e da Kent State University, observa o que representa esse aumento de casos de sarampo acerca das estratégias de política de saúde pública no Brasil.

***

A favelização da Amazônia e a necessidade de repactuar o papel da floresta na economia do século XXI

Danicley de Aguiar, membro do Greenpeace para a Amazônia, denuncia como o descaso com a floresta tem impactado no empobrecimento das pessoas que lá vivem.

***

O Sínodo dos Jovens é uma novidade, uma necessidade e a confirmação de que o Papa valoriza a juventude

Hilário Dick, graduado em Teologia pela Pontifícia Faculdade do Colégio Máximo Cristo Rei e em Filosofia e em Letras pela Unisinos; e Luis Duarte Vieira, licenciado em Matemática, ambos articuladores da Pastoral da Juventude, analisam a importância do Sínodo proposto pelo Papa Francisco aos jovens.