Edição 525 | 30 Julho 2018

Poder, persuasão e novos domínios da(s) identidade(s) diante do(s) fundamentalismo(s) religioso(s) na contemporaneidade brasileira

A edição número 273 do Cadernos IHU ideias traz o artigo de Celso Gabatz, que pretende aprofundar a perspectiva dos direitos humanos, as questões inerentes às minorias e grupos vulneráveis, o preconceito suscitado pela violência simbólica e a retórica do preconceito alicerçado pela crítica pública com nuances fundamentalistas. O texto trata da lógica que configura a composição do quadro doutrinário religioso conservador na contemporaneidade brasileira e que supõe uma cartografia discursiva marcada pela fragmentação das subjetividades. A religiosidade conservadora se articula e amolda, em grande medida, com base em um discurso acusatório que deriva dessa sua capacidade de tocar, atingir, incorporar e reorientar alguns elementos presentes no universo simbólico de referência da população brasileira.

Celso Gabatz é doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo - UPF, graduado em Teologia pelas Faculdades EST de São Leopoldo, graduado em Sociologia pela Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí e graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano - Ceuclar. É membro associado da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR, da Associação dos Cientistas Sociais de Religião do Mercosul - ACSRM e da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS.

Acesse versão completa do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.