Edição 525 | 30 Julho 2018

Tarefa da esquerda permanece a mesma: barrar o caráter predatório automático do capitalismo

A edição número 273 do Cadernos IHU ideias apresenta entrevista com Acauam Oliveira, na qual afirma que, em todo planeta, o discurso é o de que a esquerda precisa se reinventar. Essa pauta, conforme o autor, é bem antiga e acompanha a progressiva vitória global do capitalismo, aparentemente irreversível. Esta análise vai muito além, quando se discute temas como a profunda crise de representatividade, que se desenrola a olhos vistos e cresce à medida que se aproximam as eleições de 2018; o racismo, um dos elementos fundamentais de estruturação da sociedade brasileira desde a colônia; e expressões culturais como a MPB e o funk. Para Oliveira, a tragédia farsesca da esquerda brasileira está toda contida na imagem de Lula preso, e boa parte do seu futuro dependerá da maneira como ela irá lidar com o legado petista e, ao mesmo tempo, sustentar novas pautas que não têm mais lugar nesse modelo que, ao que tudo indica, se esgotou. A tarefa da esquerda, contudo, em certo sentido permanece a mesma: encontrar formas de barrar o caráter predatório automático do capitalismo que ameaça a totalidade da existência do planeta.

Acauam Oliveira é graduado em Letras, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo - USP. É professor da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando na graduação em Letras e no mestrado profissional em Letras. Editor do site de crítica política e cultural CHIC Pop.

Acesse versão completa da entrevista em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.