Edição 523 | 04 Junho 2018

O pensamento de Jorge Mario Bergoglio. Os desafios da Igreja no mundo contemporâneo

Redação

O Cadernos Teologia Pública, em seu número 132, apresenta o artigo de Massimo Borghesi. Sob o título, O pensamento de Jorge Mario Bergoglio. Os desafios da Igreja no mundo contemporâneo, o autor ilustra a gênese do pensamento de Jorge Mario Bergoglio, os mestres argentinos e europeus que, dentro da Companhia de Jesus, contribuíram para a sua formação. “Entre estes, um papel particular é desempenhado por Gaston Fessard, o grande autor jesuíta francês de La dialectique des exercises spirituelles de saint’Ignace de Loyola, um livro que o futuro papa leu com grande atenção. A partir dessa leitura, surge uma visão dialética, polar, para a qual a Igreja aparece, em um mundo dividido, como a complexio oppositorum, a unidade daqueles opostos que, no plano histórico, tornam-se contradições, fonte de guerra. O “pensamento tensionante” de Bergoglio, que se alimenta também do estudo do pensamento polar de Romano Guardini, é um modelo de paz, que, como mostra seu pontificado, propõe a unidade entre kerygma e moral, entre Misericórdia e verdade”, destaca o autor.

Massimo Borghesi é professor de Filosofia Moral no Departamento de Filosofia, Ciências Sociais, Humanas e da Formação da Universidade de Perugia, na Itália. De 2000 a 2002, foi diretor da Cátedra Bonaventuriana na Pontifícia Universidade Bonaventura de Roma. É membro
do conselho científico das revistas Studium e Atlantide. É consultor da revista Humanitas, de Santiago do Chile.

Acesse a versão completa do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.