Edição 523 | 04 Junho 2018

O que caminhar ensina sobre o bem-viver? Thoreau e o apelo da natureza

Redação

A edição número 271 do Cadernos IHU Ideias traz o artigo de Flavio Williges, intitulado O que caminhar ensina sobre o bem-viver? Thoreau e o apelo da natureza. No texto, o autor promete mostrar que “as caminhadas nas florestas são, para Thoreau, uma fonte fundamental de conhecimento do bem-viver, da vida boa ou sábia”. “Abordarei, em particular, duas dimensões do bem-viver discutidas em conexão com o caminhar em meio à natureza selvagem: a ideia de viver no presente e a ideia de manter o espírito sempre jovem, disposto para a vida”, completa Williges.

Flavio Williges é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Licenciado em Filosofia pela UFSM, também é mestre em Filosofia pela mesma instituição e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Seus temas de trabalho versam sobre Epistemologia, com ênfase no ceticismo de Descartes e Hume e nos argumentos céticos contemporâneos e suas objeções, principalmente as diferentes formulações da teoria das alternativas relevantes (Austin, Wittgenstein, Dretske, Stroud, Michael Williams), ética das virtudes (Iris Murdoch, Hursthouse, Foot, Annas) ética do cuidado (Gilligan, Little, Held, Slote, Annette Baier) psicologia moral (caráter, eu moral, identidade prática) críticas emotivistas às abordagens kantiana e utilitarista da ética, ontologia e epistemologia das emoções (Nussbaum, Sherman, Goldie, De Sousa), emoções morais, teorias da felicidade, sabedoria e bem-viver.

Acesse a versão completa do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.