Edição 211 | 12 Março 2007

IHU Online

Amazônia. Verdades e Mitos

A presente edição contempla um dos biomas mais ricos do mundo: a floresta amazônica. Com cerca de 7 milhões de km2, a Amazônia é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Para entender as verdades e os mitos da Amazônia brasileira e conhecê-la melhor, entrevistamos o líder xavante, Saturnino W. Rudzane’edi, secretário da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB, e o agente da CPT em Tefé, no Amazonas, Jorge Luís Lima, que trabalha com os ribeirinhos.

Também contribuem para uma melhor compreensão da Amazônia brasileira o Prof. Dr. Antônio dos Santos, professor na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que desvenda alguns dos mitos que cercam a Amazônia; Bruno Pagnoccheschi, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), que avaliou as conclusões levantadas pelo Relatório do IPCC; Hueliton da Silveira Ferreira, analista ambiental do IBAMA, que falou das dificuldades do instituto em monitorar a Amazônia; Leonardo Colombo Fleck, biólogo, que sentenciou: “considerando o avanço atual do desmatamento, poderemos ainda ter a oportunidade de vivenciar esse processo em nossa própria geração, até a metade desse século"; o pesquisador Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que falou da cultura da pecuária no bioma; com o engenheiro florestal Paulo Gonçalves Barreto, que abordou a exploração de madeira na Floresta e a questão da pecuária na Amazônia; e Ane Auxiliadora Costa Alencar, graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que atua nos temas conservação da Amazônia, modelagem espacial, mapeamento de incêndios florestais, sensoriamento remoto, degradação florestal e estatística espacial.

Há sete dias falecia D. Ivo Lorscheiter. Celebramos a sua memória na página eletrônica do IHU e nesta edição. Também na editoria Memória, recordamos Jean Baudrillard.

A todas e todos uma boa semana e uma excelente leitura!