Edição 522 | 21 Mai 2018

A Heterodoxia do Pseudo-Dionísio: hierarquia e burocracia na Teologia Medieval

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A edição 131 do Cadernos Teologia Pública traz o texto de Gerson Leite de Moraes e Daniel Nagao Menezes, ambos professores da Unversidade Presbiteriana Mackenzie, em que discutem a produção teórica de Pseudo-Dionísio, importante autor para a mística cristão ocidental durante a Idade Média. Intitulado A Heterodoxia do Pseudo-Dionísio: hierarquia e burocracia na Teologia Medieval o texto tem por finalidade descrever o papel desses escritos na Teologia Política Medieval e demonstrar como a noção de hierarquia não está presente na oikonomia trinitária dos primeiros séculos da Igreja cristã.

 

“A obra do Pseudo-Dionísio representa uma fusão entre o cristianismo e o neoplatonismo, em que ficam evidentes as influências de Plotino e Proclo, lídimos representantes de releituras de Platão. Seu valor se mostra tanto no campo teológico, quanto no filosófico, sendo que a união de tais campos possibilita a construção de uma teologia política. Na Teologia, é de suma importância a distinção feita entre a Teologia Positiva, também chamada de catafática (do grego, katáphasis = afirmação), e a Teologia Negativa, ou apofática (do grego, apóphasis = negação). Vale ressaltar que a ideia de hierarquia está presente no Pseudo-Dionísio, mas isto não significa que esteja ocorrendo uma perfeita tradução do pensamento ortodoxo da Igreja e, por isso, talvez a tese de Agamben fique prejudicada”, ponderam os autores.

Acesse a íntegra do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU Ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição