Edição | 21 Mai 2018

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU nas últimas semanas.

Mudança climática requer uma gestão policêntrica dos recursos hídricos

“Além de mais frequentes, a intensidade destes eventos deverá ser muito maior, alterando a distribuição de chuvas e os padrões históricos. Isso exigirá uma abordagem distinta do que estamos acostumados, colocando a incerteza dentro do processo de tomada de decisão.”

Bruno Puga, graduado em Ciências Econômicas pela Unesp, mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp.

*****
Falhas na transposição do São Francisco revelam a finalidade da obra: patrocinar latifúndios e coronéis

“A obra da transposição do rio São Francisco sempre teve um viés muito mais político do que social ou científico.”

Altair Sales Barbosa é graduado em Antropologia e doutor em Arqueologia. É coordenador do projeto Enciclopédia Virtual do Cerrado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

****

Crise habitacional é consequência do modelo de desenvolvimento urbano

“No Brasil, entre 2000 e 2010, a população cresceu 12,3%, e nesse período a população favelada cresceu cerca de 70%.”

Luiz Kohara é engenheiro civil pela FAAP, mestre em Engenharia Urbana e Construções Civis e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É fundador e colaborador do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

****
A cidade como negócio e a crise habitacional

“Nós temos uma crise habitacional que vem de muito tempo atrás e não seria correto dizer que ela apareceu do nada nos últimos anos.”

Francisco de Assis Comarú é engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre em Engenharia Civil e doutor em Saúde Pública pela USP. Leciona na Universidade Federal do ABC.

*****
Por "uma Igreja com rosto amazônico e com rosto indígena"

“Faz tempo que Amazônia está na agenda da Igreja, porque na defesa da Amazônia está a defesa do futuro do planeta Terra.”

Paulo Suess é doutor em Teologia Fundamental, assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário – Cimi e professor em várias faculdades de Teologia.