FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).
Jornalismo pós-industrial. Caminhos para um pós-jornalismo
Edição 447 – Ano XIV – 30-6-2014

As novas mídias, a tecnologia ubíqua e as redes sociais permitiram a articulação de uma sociedade midiatizada e tensionam o jornalismo tradicional em diversas instâncias, num contexto que pesquisadores nomearam jornalismo pós-industrial. No entanto, enquanto o termo descreve bem o futuro no qual já estamos inseridos, seria possível vislumbrar o que vem em seguida.
Arqueologia da mídia. Um passado presente
Edição 375 – Ano XI – 3-10-2011

“Não aceitamos a ideia de que a mídia tenha sido inventada no século XIX com o advento da fotografia, telefonia e cinematografia, ou seja, que a mídia seja resultado da industrialização.” Assim o pesquisador alemão Siegfried Zielinski compreende a arqueologia da mídia, conceito por ele criado e que inspira o debate desta edição.
Mídia livre? A democratização da comunicação
Edição 254 – Ano VIII – 14-4-2008

O que é hoje, no Brasil, uma mídia livre ou alternativa? Esta, entre outras, é a questão debatida nesta edição.