Edição 519 | 09 Abril 2018

O Princípio Pluralista

A edição de número 128 dos Cadernos Teologia Pública traz o artigo de Claudio de Oliveira Ribeiro intitulado O Princípio Pluralista. O texto apresenta resultados de pesquisa realizada a partir de esforços de avaliação sobre a teologia latino-americana no tocante aos desafios suscitados pelo pluralismo. Trata-se de uma análise crítica de sua metodologia, tendo em vista contribuir com o seu aprimoramento e com a indicação de respostas mais adequadas e mais consistentes ao quadro crescente de complexidade da realidade social e de pluralismo, sobretudo religioso. Este cenário é emoldurado pelos fatores econômicos e marcado por uma emergência de subjetividades, além de ser também moldado por um quadro de pluralismo em diferentes aspectos cada vez mais intenso nas sociedades e culturas. Para este esforço crítico, foi conceituado o princípio pluralista.

Claudio de Oliveira Ribeiro é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio pós-doutoral na Southern Methodist University, de Dallas-EUA, com o tema “Pluralismo religioso, democracia e direitos humanos”. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente, ocupa a vice-presidência do conselho diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE).

Acesse a versão completa do artigo.

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590–8213.